A meta da Tesla é produzir 500 mil veículos anualmente na Europa.
Nesta terça-feira (22), Elon Musk abriu oficialmente a primeira fábrica da Tesla na Europa, enquanto a empresa tenta amenizar a pressão em suas fábricas nos Estados Unidos (EUA) e na China.
Durante a entrega dos primeiros carros fabricados pela Tesla na Alemanha para 30 clientes e suas famílias, o bilionário foi visto dançando em comemoração pela fábrica de cinco bilhões de euros de sua montadora, chamada carinhosamente de "Giga Berlin".
"Este é um grande dia para a empresa" disse Musk. Ao longo do lançamento, o fundador da Tesla afirmou que este é "mais um passo na direção de um futuro sustentável", segundo a Reuters. Ainda em seu discurso, o bilionário reviveu memórias do lançamento de sua fábrica em Xangai, em 2020.
Mas nem todos estão contentes com a abertura da fábrica, no entanto: vários manifestantes se reuniram a fim de expressar suas preocupações do lado de fora da instalação, também nesta terça-feira.
Meta de produção
A estimativa da Tesla é que a fábrica de Berlim produza até 500 mil veículos anualmente. Segundo uma publicação da Auto Motor Und Sport, na Alemanha, a empresa tem uma meta de produção de dois mil veículos em suas primeiras semanas de funcionamento.
De acordo com uma postagem no Twitter feita pela conta Troy Teslike, que realiza pesquisas independentes sobre a Tesla, a empresa quer produzir mil veículos por semana durante seis semanas após o início da produção comercial e, depois, cinco mil por semana até o final de 2022.
Alta demanda
A Tesla vem enfrentando dificuldades em acompanhar a demanda por seus veículos: há atrasos nos modelos Y e 3 em diferentes países.
Na semana passada, a empresa teve que interromper temporariamente a produção em sua fábrica em Xangai devido aos novos casos da Covid-19 na China. Nos últimos semestres, a Tesla vem importando veículos da China para clientes da Europa; agora, com a inauguração da fábrica na Alemanha, o processo deve se tornar mais simples.
A fábrica Giga Berlin está em construção há anos, e é uma peça fundamental para que os planos de expansão global da Tesla se concretizem.
O que você achou da abertura da nova fábrica da Tesla na Alemanha? Será que Elon Musk ainda vai dominar o mundo? Conte para a gente sua opinião!