Além de ser um dos maiores traders do Brasil, ele conseguiu tempo para se dedicar à aviação e à escrita de best-sellers.
Se você nunca ouviu falar de Ivan Sant'Anna, deveria. Ele é considerado por muitos o maior trader brasileiro: atuou por 37 anos no mercado financeiro doméstico e internacional e é escritor de diversos livros, como "30 Lições de Mercado" e "1929", em que conta com detalhes a história da quebra da bolsa de Nova Iorque, além do best-seller "Mercadores da Noite". Mas sua maior paixão sempre foi a aviação.
Quando menino, sonhava em ser piloto de avião e se arriscou na bolsa de valores aos dezoito anos, após ter o pagamento do brevê (a licença para pilotar aeronaves) negado pelo pai. Rapidamente passou a ganhar cinco vezes mais do que ele, que trabalhava como diretor da Usiminas.
Sant'Anna se especializou em mercado de capitais nos Estados Unidos, na década de 60, e esteve presente nos principais momentos do mercado financeiro global. Também incursionou na televisão, onde atuou como roteirista na TV Globo. Aos 83 anos, ele coleciona sucessos e resultados no mercado financeiro.
O trader
Ivan atuou de 1958 até 1995 no mercado financeiro, trabalhando como corretor nas Bolsas do Rio, Nova York e de Chicago. Esteve presente nos principais momentos da história financeira global das últimas décadas. Chegou a ser dono de banco e gestor em fundos altamente especulativos, nos quais seus clientes chegavam a quintuplicar seus investimentos.
Em uma de suas grandes apostas, Sant'Anna comprou contratos de soja futura após receber a informação de que ocorreria um aquecimento nas águas do Oceano Pacífico, o El Niño, de um meteorologista. Transformou uma aplicação de US$90 mil em US$ 5 milhões de dólares.
O escritor
Em 1996, o trader lançou seu primeiro livro, "Os Mercadores da Noite". Dizem que o primeiro conteúdo de um escritor tende a ser autobiográfico, e esse foi o caso. Nele, Sant'Anna cria um suspense que tem com pano de fundo o ritmo nervoso dos pregões das grandes bolsas de valores. A obra conta a história de Julius Clarence, um operador financeiro extremamente bem-sucedido e seu grande inimigo Clive Maugh.
Em "1929", ele revisita a quebra da bolsa de Nova York contando a história dos principais atores em um dos eventos mais impactantes do século XX, sem deixar de lado a vida de personalidades e pessoas comuns que tiveram seus destinos afetados pelo evento.
O aviador
Sabe aquilo que te move? Segundo Sant'Anna, a grande paixão de sua vida é a aviação. Piloto desde os 18 anos, tinha entre suas obrigações estudar desastres aéreos. Sobre o tema, ele escreveu "Voo Cego", sobre o desastre do voo 52 da Avianca, e "Caixa Preta", em que revisita três desastres aéreos da história brasileira.
E você, já conhecia essa lenda do mundo dos investimentos?