Por Karla Küster em Domingo, 02 Abril 2023
Categoria: Negócios

Como você toma suas decisões em seu negócio?

A consultora empresarial Karla Küster elenca, neste artigo, oito indicadores de desempenho para facilitar a tomada de decisões. Quantas vezes ao ir ao mercado o preço, a validade ou a quantidade de produto não interferiu na sua decisão? Muitas vezes essas medidas pesam mais na decisão do que somente a marca. Somos cercados por informações. Ter dados e informações claras podem guiar nossa vida e facilitar a tomada de decisões.

"Sem dados você é uma pessoa qualquer com uma opinião" essa frase é do mais importante guru da qualidade, William E. Deming.

Achismos podem ser muito perigosos na nossa vida e nos nossos negócios. Na verdade, opiniões são bem vindas quando usadas como ponto de partida. Significa que devemos tomar nossas decisões com base em dados e informações que fundamentam a opinião recebida. Muitas vezes as opiniões nascem de comparações, mas nem sempre a grama do vizinho é igual a sua.

Quando for pensar na sua empresa use de indicadores de desempenho, que nada mais são do que instrumentos que mostram o progresso de determinadas áreas e são esses indicadores que vão mostrar o melhor caminho e facilitar a sua tomada de decisão!

Muitos são os indicadores de desempenho utilizados no mercado. Dentre eles: lucratividade, produtividade, qualidade, eficácia, capacidade, ticket médio, turnover e estratégicos.

1. Lucratividade mede a capacidade operacional do seu negócio em gerar lucro a partir da receita;

2. Produtividade avalia o quanto pode-se produzir mais com menos, ou seja, esse indicador permite entender quanto a empresa consegue produzir, com uma quantidade de colaboradores ou maquinários, em um determinado período de tempo, sem perder a qualidade;

3. Qualidade, esse indicador mede a capacidade das equipes e dos processos de saída, ou seja, como você está atendendo seu cliente, como você entrega, o que você entrega, quando você entrega e o que você entrega;

4. Eficácia, mede a satisfação do seu cliente e por meio dele podemos medir se seu cliente indicaria sua empresa para seus amigos ou se ele voltaria a comprar;

5. Capacidade, esse indicador mede a capacidade de entrega da sua empresa. Não adianta vender, se você não consegue entregar o que foi vendido!

6. Ticket médio, muito utilizado pelo comercial pois indica quais os clientes que mais compram e os mais fiéis;

7. Turnover, calcula o tempo médio que cada funcionário permanece na empresa. Índice muito utilizado para medir o clima organizacional;

8. Indicadores estratégicos medem o desempenho da empresa em relação aos objetivos traçados. Ao conhecer esses indicadores é possível tomar providências para atingir esses objetivos.

Perceba que esses indicadores caminham juntos, independente do ramo de atividade da empresa. Por exemplo, se sua empresa é do ramo de alimentação, você tem que ter uma equipe enxuta, com profissionais competentes que mantenham a qualidade do serviço e do atendimento, sem atropelos, conhecendo e respeitando os objetivos da empresa e gerando lucro, sem desperdícios e ainda fidelizando seus clientes.

Percebeu como existem milhares de indicadores de desempenho?

Entenda quais indicadores vão ajudar na gestão do seu negócio. Eles devem estar ligados à estratégia que você planejou para sua empresa. Conheça seu negócio, saiba onde quer chegar, trace objetivos e não deixe de medir seus resultados.

Escolhas difíceis não podem tomar seu tempo e sua energia, tenha sempre uma base consistente de dados, tenha controles e relatórios, inclusive compare seus dados atuais com dados históricos isso vai lhe ajudar nessa missão.

Karla Küster é administradora de empresas, com especialização em Marketing, Gestão de Pessoas e Finanças. Possui experiência profissional de mais de 20 anos em instituições bancárias e empresas nacionais e multinacionais. É CEO e consultora na Credita CGE desde 2017.

*Este é um artigo de opinião e não necessariamente reflete o posicionamento da equipe do portal Money Now News.

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