Como você toma suas decisões em seu negócio?
"Sem dados você é uma pessoa qualquer com uma opinião" essa frase é do mais importante guru da qualidade, William E. Deming.
Achismos podem ser muito perigosos na nossa vida e nos nossos negócios. Na verdade, opiniões são bem vindas quando usadas como ponto de partida. Significa que devemos tomar nossas decisões com base em dados e informações que fundamentam a opinião recebida. Muitas vezes as opiniões nascem de comparações, mas nem sempre a grama do vizinho é igual a sua.
Quando for pensar na sua empresa use de indicadores de desempenho, que nada mais são do que instrumentos que mostram o progresso de determinadas áreas e são esses indicadores que vão mostrar o melhor caminho e facilitar a sua tomada de decisão!
Muitos são os indicadores de desempenho utilizados no mercado. Dentre eles: lucratividade, produtividade, qualidade, eficácia, capacidade, ticket médio, turnover e estratégicos.
1. Lucratividade mede a capacidade operacional do seu negócio em gerar lucro a partir da receita;
3. Qualidade, esse indicador mede a capacidade das equipes e dos processos de saída, ou seja, como você está atendendo seu cliente, como você entrega, o que você entrega, quando você entrega e o que você entrega;
Percebeu como existem milhares de indicadores de desempenho?
Entenda quais indicadores vão ajudar na gestão do seu negócio. Eles devem estar ligados à estratégia que você planejou para sua empresa. Conheça seu negócio, saiba onde quer chegar, trace objetivos e não deixe de medir seus resultados.
Escolhas difíceis não podem tomar seu tempo e sua energia, tenha sempre uma base consistente de dados, tenha controles e relatórios, inclusive compare seus dados atuais com dados históricos isso vai lhe ajudar nessa missão.
Karla Küster é administradora de empresas, com especialização em Marketing, Gestão de Pessoas e Finanças. Possui experiência profissional de mais de 20 anos em instituições bancárias e empresas nacionais e multinacionais. É CEO e consultora na Credita CGE desde 2017.
*Este é um artigo de opinião e não necessariamente reflete o posicionamento da equipe do portal Money Now News.
Comentários: