Apple estaria pronta para lançar assinatura de iPhone e iPad
Novo serviço deve gerar mais receita e fazer com que os consumidores gastem mais.
A Apple está trabalhando em um novo serviço de assinatura para o iPhone e outros produtos de hardware. Essa medida pode fazer com que os proprietários dos dispositivos tenham que pagar uma taxa mensal pela propriedade do produto, de acordo fontes citadas pelo site Bloomberg.
A expectativa é de que o novo serviço seja o maior impulso da Apple em vendas recorrentes: ele deverá possibilitar que os usuários assinem hardware pela primeira vez ao invés de apenas serviços digitais.
De acordo com as fontes ouvidas, o projeto ainda está em desenvolvimento, mas após a divulgação da notícia na última quinta-feira (24), as ações da Apple subiram e fecharam com uma alta de 2,3%, a US$ 174,07 dólares.
As ações da gigante de tecnologia seguem com uma queda de 2% no ano, mas com a notícia do "iPhone por assinatura" registraram aumento por oito dias seguidos, a maior sequência desde o mês de novembro.
Disponibilizar uma assinatura de hardware seria uma grande mudança de estratégia para a Apple, que é habituada a vender dispositivos a custo total - mesmo que algumas vezes por meio de parcelas ou com subsídios de operadoras. A nova modalidade seria uma forma da empresa gerar mais receita e faria com que os consumidores gastassem muito mais ao comprar um novo dispositivo.
O iPhone é a maior fonte de vendas da Apple e gerou quase US$ 192 bilhões de dólares no ano passado. O valor representa mais que a metade da receita da empresa.
A ideia da Apple é tornar o processo de compra dos dispositivos similar ao pagamento pelo armazenamento do ICloud ou uma assinatura do Apple Music. Além disso, o novo serviço deve permitir que os usuários assinem o hardware com suas contas do Apple ID e App Store.
Quanto ao pagamento, não seria como um parcelamento, já que a cobrança mensal não seria o preço do produto divido em 12 ou 24 meses mas sim, uma taxa mensal que ainda não foi determinada pela Apple e dependerá de qual dispositivo o usuário escolher.
O serviço de assinatura deve ser lançado no final de 2022, mas pode ser que seja adiado ou cancelado, segundo as fontes revelaram à Bloomberg.
Estratégias de vendas da Apple
A empresa vem trabalhando no projeto de assinatura há alguns meses, mas ele acabou ficando em segundo plano enquanto a Apple queria focar no "compre agora, pague depois", outro serviço que ela teria mais pressa em lançar.
A Apple não é a pioneira em promover assinaturas em hardware. A Peloton Interactive Inc recentemente começou a testar um serviço similar, que permite que os consumidores aluguem bicicletas e conteúdos fitness. Além disso, o Google também tentou uma abordagem parecida com seus laptops Chromebook, visando atrair clientes corporativos.
O que você achou sobre o possível novo serviço da Apple? Usaria? Conte para a gente!
Comentários: