Pesquisa do Guia da Cerveja traça cenário do segmento de artesanais no país.
Quase metade das cervejarias artesanais do Brasil não registraram lucro em 2022. O dado está presente em pesquisa inédita, realizada pelo Guia da Cerveja, denominada "O Ano de 2022 para as Cervejarias", que buscou traçar um panorama sobre o cenário da indústria da cerveja artesanal no país. O trabalho aponta que 46% dos empreendimentos tiveram prejuízo ou só empataram as contas entre receitas e despesas no ano passado.
A pesquisa traça um perfil das artesanais brasileiras, abordando localização, porte e volume de produção. Também relata as perspectivas das cervejarias para 2023 a partir de indicadores como dados de vendas. As informações consolidadas do ano de 2022 podem ser acessadas aqui.
"Com esse trabalho, esperamos contribuir para a adoção de ações práticas que ajudem a fomentar o crescimento e a promover melhorias na indústria cervejeira. Acreditamos que a produção e propagação do conhecimento sobre o mercado cervejeiro é um dos pilares do desenvolvimento do setor, podendo pautar seu crescimento", afirma Leandro Silveira, diretor de conteúdo do Guia.
Apesar de dar luz às dificuldades do setor, o levantamento - que teve o suporte técnico da Associação Brasileira de Cervejas Artesanais (Abracerva) - aponta para uma tendência de recuperação: 62% das empresas participantes afirmam que apresentaram crescimento nas vendas de cerveja em 2022 na comparação com 2021. E 81% das cervejarias esperam que o ano de 2023 também seja de crescimento em relação a 2022.
"Conhecemos os desafios e o enorme potencial de nosso segmento. A Abracerva atua em favor da cerveja artesanal em diversas frentes e ter uma pesquisa como esta é fundamental para traduzir em números essa realidade para os agentes de mercado e também para reforçar nossa atuação junto ao poder público. É também um norte para nossas frentes de trabalho dedicadas a temas como tributação e sustentabilidade", afirma Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva.
"O Ano de 2022 para as Cervejarias" também teve o apoio da Ambev, que forneceu suporte de conhecimento e gestão por meio do InPulso, um programa que estimula e acelera produtores de conteúdo independentes.
A pesquisa, quantitativa, foi realizada por meio de questionário online, com respostas coletadas entre outubro e dezembro de 2022 de 100 donos ou administradores de cervejarias.