46% das cervejarias artesanais do Brasil não tiveram lucro em 2022
Pesquisa do Guia da Cerveja traça cenário do segmento de artesanais no país.
Quase metade das cervejarias artesanais do Brasil não registraram lucro em 2022. O dado está presente em pesquisa inédita, realizada pelo Guia da Cerveja, denominada "O Ano de 2022 para as Cervejarias", que buscou traçar um panorama sobre o cenário da indústria da cerveja artesanal no país. O trabalho aponta que 46% dos empreendimentos tiveram prejuízo ou só empataram as contas entre receitas e despesas no ano passado.
A pesquisa traça um perfil das artesanais brasileiras, abordando localização, porte e volume de produção. Também relata as perspectivas das cervejarias para 2023 a partir de indicadores como dados de vendas. As informações consolidadas do ano de 2022 podem ser acessadas aqui.
"Com esse trabalho, esperamos contribuir para a adoção de ações práticas que ajudem a fomentar o crescimento e a promover melhorias na indústria cervejeira. Acreditamos que a produção e propagação do conhecimento sobre o mercado cervejeiro é um dos pilares do desenvolvimento do setor, podendo pautar seu crescimento", afirma Leandro Silveira, diretor de conteúdo do Guia.
Apesar de dar luz às dificuldades do setor, o levantamento - que teve o suporte técnico da Associação Brasileira de Cervejas Artesanais (Abracerva) - aponta para uma tendência de recuperação: 62% das empresas participantes afirmam que apresentaram crescimento nas vendas de cerveja em 2022 na comparação com 2021. E 81% das cervejarias esperam que o ano de 2023 também seja de crescimento em relação a 2022.
"Conhecemos os desafios e o enorme potencial de nosso segmento. A Abracerva atua em favor da cerveja artesanal em diversas frentes e ter uma pesquisa como esta é fundamental para traduzir em números essa realidade para os agentes de mercado e também para reforçar nossa atuação junto ao poder público. É também um norte para nossas frentes de trabalho dedicadas a temas como tributação e sustentabilidade", afirma Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva.
"O Ano de 2022 para as Cervejarias" também teve o apoio da Ambev, que forneceu suporte de conhecimento e gestão por meio do InPulso, um programa que estimula e acelera produtores de conteúdo independentes.
A pesquisa, quantitativa, foi realizada por meio de questionário online, com respostas coletadas entre outubro e dezembro de 2022 de 100 donos ou administradores de cervejarias.
Comentários: