Nova carteira do Ibovespa B3 tem 86 papéis; acesse a lista completa!

Mercadosinvestimentos

Nova carteira do Ibovespa B3 tem 86 papéis; acesse a lista completa!

Confira quais companhias integram atualmente o ETF mais negociado da bolsa brasileira. 

Um computador com gráficos na tela, em azul. B3 divulgou nova composição de seus índices de ativos. Foto: Mikael Blomkvist/Pexels.

A nova carteira do Ibovespa B3, principal indicador do desempenho das ações mais negociadas da Bolsa, já está em vigor desde o início desta semana e é composta por 86 papéis de 83 empresas brasileiras.

Válida até 01/09/2023, a nova composição registra a saída de três empresas, BPAN4 (BANCO PAN PN), ECOR3 (ECORODOVIAS ON) e QUAL3 (QUALICORP ON) e a entrada de IRBR3 (IRBBRASIL RE ON) em relação à carteira anterior. 

Os cinco ativos com maior peso na composição do índice são:

  • Vale ON (15,898%)
  • Itaú Unibanco PN (6,769%)
  • Petrobras PN (5,889%)
  • Petrobras ON (4,341%)
  • Bradesco PN (3,879%)

Para compor a carteira do Ibovespa B3, as companhias listadas precisam cumprir alguns requisitos como ter sido negociadas em 95% dos pregões dos últimos 3 anos e ter movimentação equivalente a pelo menos 0,1% do volume financeiro do mercado à vista no mesmo período. Ações classificadas como penny stock, ou seja, negociadas por valor abaixo de R$1,00 real, não estão elegíveis para entrar no índice.

O índice Ibovespa B3

Criado em 1968, o Ibovespa B3 reúne os ativos com maior volume negociado no pregão da bolsa do Brasil e serve de referência para investimentos como os ETFs, que são fundos de investimentos listados em bolsa que replicam o desempenho de um índice de referência, além dos futuros de Ibovespa e as opções sobre Ibovespa. A porta de entrada, que vai definir se um papel será incluído ou não no índice, é a liquidez, ou seja, a capacidade que essa ação tem de ser comprado ou vendido rapidamente pelos investidores.

Quando o Ibovespa B3 sobe, significa que as empresas que compõem o índice estão atraindo o interesse dos investidores nacionais e estrangeiros e, com a demanda crescente, o valor de suas ações sobe. Essa valorização é medida em pontos, divulgados diariamente pela B3 ao mercado.

Conheça as novas carteiras dos demais índices da Bolsa

A B3 também divulgou nesta semana as novas carteiras dos demais índices calculados na bolsa do Brasil. Atualmente, são 26 índices divididos em índices amplos, de governança, por setores da economia e ESG.

Com os índices, os investidores conseguem acompanhar o desempenho de carteiras formadas por ações de diferentes segmentos da economia, além de conseguirem diversificar seus investimentos por meio de diversos produtos financeiros referenciados a esses índices, como os ETFs e fundos de ações.

Além dos índices amplos como o IBrX 100 B3 e o IBrX 50 B3, há índices setoriais, como o IFIX B3, que acompanha o desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários negociados na bolsa; os ligados ao agronegócio, como o IAGRO B3; além dos índices ESG, como o ISE B3, o IGPTW B3, que reúne as melhores empresas para trabalhar e o ICO2 B3, que oferece aos investidores um indicador com empresas que medem suas emissões de gases de efeito estufa.

Prévia das carteiras dos índices B3

A composição das carteiras do Ibovespa B3 e dos demais índices de ações calculados pela bolsa do Brasil é revisada a cada quatro meses, em janeiro, maio e setembro, com a possibilidade de entrada e saída de empresas de acordo com a metodologia de cada índice.

Além da carteira oficial, a B3 divulga três prévias das carteiras, antes da divulgação da carteira definitiva, para que investidores e gestores de fundos, por exemplo, tenham previsibilidade quanto à necessidade de fazer ajustes no peso de cada papel em suas alocações.

Cronograma de divulgação da próxima carteira:

- 1ª prévia: divulgada em 01/08/2023, primeiro pregão do último mês de vigência da carteira;

- 2ª prévia: divulgada em 16/08/2023, pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira;

- 3ª prévia: divulgada em 31/08/2023, penúltimo pregão de vigência da carteira; e

- Carteira definitiva: divulgada em 04/09/2023.

Clique aqui para fazer o download e conferir a composição completa das novas carteiras e das entradas e saídas de companhias nos índices.
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/