Morning Call 31/03 - Novo arcabouço fiscal, inflação dos EUA, bolsas, câmbio e mais
Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo.
Brasil no radar
- Agenda
Nesta sexta-feira (31), o mercado ainda repercute as declarações dos ministros Fernando Haddad e Simone Tebet a respeito do novo arcabouço fiscal em coletiva realizada ontem (30). A bolsa subiu após a revelação das novas medidas e mesmo a oposição parece estar satisfeita com a proposta que, segundo Haddad, foi tensionada em diversas ocasiões e resistiu. Após o anúncio, o Ibovespa encerrou o pregão com alta de 1,89%.
Aqui no Brasil, a taxa de desemprego de fevereiro da Pnad Contínua será divulgada hoje.
- Ibovespa e câmbio
O Ibovespa, índice que reúne ações das principais empresas da Bolsa brasileira, iniciou a sexta-feira em baixa. Às 9h30, o índice futuro recuava 0,25%, na casa dos 104 mil pontos.
O dólar comercial voltou a ser cotado a R$ 5,07 reais nesta manhã.
- Fim da temporada de balanços
A temporada de balanços do 4º trimestre de 2022 terá as últimas divulgações hoje, com exceção da Oi, que divulgará seus dados em 26 de abril. Nesta sexta-feira apresentam seus resultados Marisa Lojas (AMAR3), Omega Energia (MEGA3), Alphaville Urbanismo (AVLL3), CR2 (CRDE3), Dommo Energia (DMMO3) e Westwing (WEST3).
Mundo no radar
- Inflação dos EUA
Hoje os Estados Unidos divulgam a inflação de fevereiro. O Índice de Despesas de Consumo Pessoal (PCE) é o indicador favorito do Federal Reserve e as projeções indicam alta mensal de 0,4% no núcleo - que exclui preços voláteis - no mês e 4,7% na base anual.
- Bolsas europeias
Os mercados financeiros europeus estão em alta nesta manhã: o DAX sobe 0,56%, aos 15 mil pontos; o FTSE 100 avança 0,25%, na casa dos 7 mil pontos; o CAC 40 avança 0,61%, também acima dos 7 mil e o SMI sobe 0,53%, aos 11 mil pontos.
- Bolsas asiáticas
A China mostrou que segue em recuperação, com seus últimos PMIs oficiais caindo, mas ficando acima das expectativas, com setores como indústria e serviços avançando neste mês.
Após os dados, as bolsas asiáticas fecharam a sexta-feira em alta, com o Nikkei avançando 0,93%, aos 28 mil pontos; o Hang Seng crescendo 0,45%, aos 20 mil pontos e o Shanghai avançando 0,36%, na casa dos 3 mil pontos.
- Mercado de ações norte-americano
As bolsas dos EUA iniciaram o dia em alta. Às 9h30, os futuros do Dow Jones Industrial avançavam 0,41%, acima dos 32 mil pontos; do S&P 500 subiam 0,38%, aos 4 mil pontos e os da Nasdaq 100 ganhavam 0,28%, próximo aos 13 mil pontos.
Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado!
Comentários: