Morning Call 03/05 - Superquarta, busca e apreensão, bolsas, câmbio e mais
Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo.
Brasil no radar
- Decisão de juros
Hoje é superquarta: no fim do dia será divulgado o resultado da reunião de política monetária do Copom, por aqui. O consenso entre os especialistas é de que a taxa de juros deva permanecer inalterada. Também é dia de saber as novas taxas de juros nos Estados Unidos e, amanhã (04), da União Europeia.
- Busca e apreensão
O cenário político começa a manhã tenso, com busca e apreensão da Polícia Federal na casa de Jair Bolsonaro. O ex-presidente não foi alvo de mandado de prisão, mas seis suspeitos foram presos e os celulares de Bolsonaro e sua esposa foram apreendidos, segundo apuração da GloboNews.
Há ainda 16 mandados de busca em aberto para o dia, e a suspeita é de que o grupo tenha fraudado cartões de vacinação.
- Temporada de balanços 1T23
No cenário corporativo, hoje estão programados ao menos 18 resultados. Pela manhã, serão divulgados os balanços de Embraer (EMBR3), Gerdau (GGBR4) e Klabin (KLBN11). Após o fechamento, será a vez de 3R Petroleum (RRRP3), CSN (CSNA3), Dexco (DXCO3), Lojas Renner (LREN3), PRIO (PRIO3), Taesa (TAEE11), Tegma (TGMA3) e Ultrapar (UGPA3).
- Ibovespa e câmbio
Às 9h30, o índice futuro do Ibovespa, que reúne as principais empresas brasileiras listadas na bolsa de valores, avançava 0,27%, na casa dos 103,2 mil pontos.
Já o dólar estava cotado a R$ 5,04 reais nesta manhã.
Mundo no radar
- Balanços do 1º trimestre
Nesta quarta-feira (03) estão programados os balanços de 1º trimestre de Qualcomm (QCOM), Stellantis NV (STLA) e Kraft Heinz (KHC).
- Superquarta nos Estados Unidos
Nesta quarta-feira (03), saberemos também o resultado da reunião do FOMC, o comitê de mercado aberto dos EUA. O consenso entre especialistas é o de que deve ocorrer mais uma alta de 0,25 p.p., elevando os juros dos Estados Unidos para o patamar de 5%.
A maior expectativa, no entanto, é para o comunicado que acompanhará a decisão: o mercado espera uma sinalização a respeito do fim do ciclo de alta. Acompanhe nosso portal para informações atualizadas ao longo do dia.
- Mercado de ações norte-americano
As bolsas dos EUA iniciaram o dia em alta. Às 9h30, os futuros do Dow Jones Industrial avançavam 0,17%, aos 33,7 mil pontos; do S&P 500 subiam 0,25%, acima dos 4,1 mil pontos e os da Nasdaq apresentavam alta de 0,27%, acima dos 13 mil pontos.
- Mercado europeu
Amanhã é dia de decisão de juros na União Europeia e os futuros dos mercados financeiros europeus estão em alta nesta manhã, com exceção da Inglaterra. Às 9h30 os futuros do DAX avançavam 0,53%, pouco abaixo do suporte de 16 mil pontos; os do CAC 40 subiam 0,59%, aos 7,4 mil e do SMI subiam 0,48%, aos 11,4 mil pontos. O FTSE 100, da Inglaterra, apresentava queda de 0,01%, aos 7,7 mil pontos.
- Bolsas asiáticas
Os mercados japonês e chinês permaneceram fechados devido a feriado local; o Hang Seng desceu 1,18%, aos 19,6 mil pontos.
E você, o que espera desta quarta-feira? Compartilhe suas impressões com a gente!
Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado!
Comentários: