O indicador é uma ferramenta essencial para investidores.
Há cada vez mais pessoas interessadas em investir no mercado financeiro, mas, para isso, é recomendado analisar as ações de diferentes empresas antes de tomar a decisão final. Uma boa forma de fazer isso é através do indicador dividend yield.
O que é dividend yield?
Dividend yield (rendimento de dividendos, em português) é um indicador financeiro que compara os proventos distribuídos anualmente pelas empresas aos seus acionistas e o valor de suas ações.
Confira algumas dicas que podem te orientar na hora da análise:
- É muito comum que as empresas com mais tempo de experiência no mercado paguem dividendos aos seus acionistas.
- As empresas do setor de consumo e serviços básicos são conhecidas por oferecer bons rendimentos.
- Um dividendo alto nem sempre significa um bom investimento, já que uma queda no preço das ações também pode resultar no aumento de proventos.
Entenda o rendimento de dividendos
O rendimento de dividendos é uma estimativa de retorno para aqueles que compraram ações. Se o dividendo não for alterado, o rendimento aumentará quando o preço da ação cair e vice-versa.
As novas empresas - pequenas, porém com um crescimento acelerado - podem pagar um dividendo médio menor do que as empresas mais experientes do mesmo setor. Com maior conhecimento de mercado, as empresas maduras costumam pagar os dividendos mais altos, mesmo não crescendo de forma tão rápida.
As ações relacionadas à venda de itens básicos e utilitários são conhecidas por oferecer um bom ganho, o mais alto do rendimento médio - mas esse é apenas um exemplo, tendo em vista que existem outros setores inteiros que também pagam boas quantias.
No setor de tecnologia, os maiores rendimentos também são distribuídos pelas empresas mais antigas da área. Mas o dividend yield entre essas ações é inferior à média.
Já as empresas focadas no desenvolvimento de negócios costumam pagar muito bem aos seus acionistas - com dividendos muito altos.
Confira o dividend yield atual da Vale (ação VALE3) e seu retorno nesta reportagem.