Maior número de vagas é para desenvolvedores e engenheiros de blockchain.
O LinkedIn, rede social de negócios, divulgou que o número de ofertas de empregos relacionados a criptomoedas cresceu de forma drástica em 2021. Anúncios de vagas com os termos "Bitcoin", "Ethereum" e "criptomoedas" aumentaram em 395% entre o ano de 2020 e 2021.
A busca por profissionais dessa indústria superou a busca por especialistas do setor tecnológico mais amplo, que teve um aumento de 98% nesse mesmo período, de acordo com o LinkedIn.
A maioria das vagas ofertadas estão relacionadas a finanças e software, mas, segundo o levantamento, outros setores já estão apresentando interesse em contratar profissionais que entendam de criptomoedas.
Alguns desses setores são: contabilidade, consultoria, pessoal e hardware. Um dos tipos de vagas mais comum é a direcionada para desenvolvedores e engenheiros de blockchain.
Segundo o LinkedIn, a demanda de contratações aumentou no ano de 2021 em meio a um influxo de financiamento.
Segundo o PitchBook, empresa que fornece dados e pesquisas, investidores do mundo todo aplicaram US$ 30 bilhões de dólares em startups de criptomoedas e blockchain no ano passado.
Personalidades como Elon Musk, quando elogiaram a tecnologia de empresas de criptomoedas, despertaram o interesse de muitas pessoas no assunto. Assim, criptomoedas antes desconhecidas acabaram entrando no mainstream, se tornando mais conhecidas pelo público em geral e atraindo a atenção dos investidores. Foi o caso das exchanges Crypto.com e FTX.
O mercado DeFi (Finanças Descentralizadas) de microcoins também utiliza a tecnologia de blockchain e, recentemente, tem ganhado espaço no Brasil e demandado um maior número de profissionais especializados nessas redes digitais.
Vagas para trabalhar com criptomoedas no Brasil
Acompanhando o movimento mundial de procura por especialistas em tecnologia de criptomoedas, o Brasil também vem "minerando" talentos. Segundo reportagem do site Investing Brasil, existem atualmente vagas abertas em empresas como Coinbase, Binance, Hashdex, Ripple e Bitso, entre outras.
A Coinbase está com 9 vagas em aberto por aqui, enquanto a Binance tem 8 vagas; a Hashdex oferta atualmente 17 oportunidades; a Ripple 2, a Bitso 3 e o Mercado Bitcoin 18 vagas.
E você? Pensa em trabalhar nesse mercado ou investir em criptomoedas em 2022? Conte para a gente nos comentários!