Por Redação com B3 em Quinta, 14 Abril 2022
Categoria: Mercados

Cartilha com dicas para investidores é lançada pela BSM

Saiba como ter acesso a material educativo feito pela principal autorreguladora do mercado de capitais brasileiro.

A BSM Supervisão de Mercados, principal autorreguladora do mercado de capitais brasileiro, lançou uma cartilha gratuita voltada para os investidores da bolsa. O objetivo é proteger e orientar o investidor para lidar com temas e situações delicadas que podem aparecer durante a sua jornada de investimento.

Disponível no site da BSM, a cartilha conta com dicas, explicações e esclarecimentos sobre o mercado financeiro e o relacionamento com as corretoras e agentes de investimentos, a fim de contribuir para a educação e a formação do investidor, apontando também quais são os seus direitos e quando ele pode acionar o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP), por exemplo.

"Além de atuar para a integridade do mercado, um dos nossos principais compromissos é a proteção do investidor. Com o crescimento expressivo no número de investidores operando no mercado de capitais nos últimos anos, é natural que aumentem também as dúvidas sobre o funcionamento do mercado e as reclamações contra os participantes. Por isso, queremos que o investidor tenha cada vez mais conhecimento para proteger seus investimentos e operar de forma segura e lucrativa", explica André Demarco, diretor de Autorregulação da BSM Supervisão de Mercados.

A cartilha aborda temas diversos que merecem a atenção até mesmo dos investidores mais experientes, como cuidados com senhas de acesso, importância do cadastro e suitability (adequação dos investimentos ao perfil do investidor), gestão de portfólio e pessoas autorizadas a operar, responsabilidades dos agentes autônomos de investimentos, zeragem compulsória, o que fazer em caso de falha de plataforma de negociação, entre outros.

A cartilha está disponível para download e consulta no site da BSM. Para acessar o material, clique neste link. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário