Com os BDRs é possível investir em ações estrangeiras na bolsa de valores brasileira.
BDRs são certificados de ações de empresas estrangeiras negociados no Brasil. Eles possuem garantias e são uma maneira simples de investir em ativos do exterior. Para saber mais sobre eles, leia este conteúdo.
Escolha uma corretora
Para começar a investir em BDRs é preciso ter uma conta em uma corretora de valores autorizada a operar no pregão da bolsa de valores brasileira, a B3. São essas instituições que recebem ordens de compra ou de venda e executam operações para seus investidores.
Para escolher sua corretora, é importante levar em conta as taxas de corretagem, os sistemas de negociação que ela disponibiliza (como home broker, aplicativo, canais de atendimento) e sua transparência e clareza nas orientações sobre investimentos, como oferecimento de relatórios e atendimento personalizado.
Para abrir uma conta serão necessários documentos do investidor e fornecimento de informações pessoais. Após a abertura da conta as operações são liberadas.
Como escolher BDRs
Para saber se este é o investimento certo para você, é importante, antes de negociar os ativos, realizar uma análise do seu perfil de investidor. Existem muitos BDRs disponíveis na bolsa, com diferentes opções. Para decidir, o ideal é contar com uma consultoria especializada, ou ao menos se informar com relatórios elaborados por analistas especializados.
Uma vez decidido o BDR no qual você quer investir, basta enviar a ordem de compra. Os custos da movimentação são semelhantes aos de uma operação com ações do Brasil. O investidor geralmente paga uma taxa de corretagem — embora existam corretoras com taxa zero para negociação de BDRs. As operações também envolvem o pagamento de emolumentos, devidos à B3 e podem ter taxa de custódia — dependendo da corretora.
Ao escolher investir em BDRs, tenha em mente que esses certificados têm o ganho tributado pelo Imposto de Renda em 15%.
Listas de BDRs
A lista de BDRs patrocinados disponíveis na B3 pode ser consultada aqui. Já os BDRs não patrocinados são listados aqui. Até o fechamento desta reportagem, a B3 contava com 807 BDRs não patrocinados e apenas sete patrocinados — modelo no qual a própria empresa estrangeira oferece os papéis no mercado brasileiro.
Para assessoria especializada em investimentos, converse com a NeoValor Investimentos.
E você, tem BDRs em sua carteira? Comente conosco!