IGP-M: preços recuam 1,50% na 2ª prévia de maio, segundo FGV
Índice aprofunda queda registrada em abril, puxado pelo IPA-M.
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) recuou 1,50% na 2ª prévia de maio, divulgou nesta sexta-feira (19) Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em abril, o índice também havia registrado queda de 0,66% na mesma leitura.
A principal contribuição para queda foi um recuo de 2,21% na margem do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M). Em abril, o declínio registrado foi de 1,03%. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) também diminuiu, variando 0,02%, após alta de 0,24% registrada em abril deste ano.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) apresentou alta, avançando de 0,38% na segunda leitura de abril para 0,54% na segunda medição de maio.
Entenda o IGP-M
Composto por Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), o IGP-M, conhecido popularmente como "índice do aluguel", além de ser utilizado como referência para o setor imobiliário em reajustes de contratos, é um dos índices componentes das fórmulas utilizadas por empresas de telefonia e de energia elétrica para reajustes tarifários.
O IGP-M também é utilizado como o indexador de contratos em empresas prestadoras de serviço de diversas categorias, como planos de saúde, por exemplo.
Comentários: