Fed: entenda como funciona o banco e quando serão as próximas decisões
Conheça detalhes do órgão que define a política monetária americana.
O Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos – conhecido pela sua sigla inglesa, Fed, que se refere a Federal Reserve System – reúne os bancos centrais do país e define a política monetária americana — e, em um mundo ainda dolarizado, de boa parte do planeta. Jerome Powell ocupa a presidência do banco atualmente.
Mas como acontece a troca de cadeira no Fed? Conheça a seguir detalhes do sistema de reserva americano e como a sucessão ocorre.
Como o Fed foi criado e por quê
O Fed foi estabelecido após o pânico financeiro de 1907, justamente para evitar pânicos e interrupções. O século anterior havia sofrido com graves interrupções econômicas devido a falências de bancos e empresas. O presidente à época, Woodrow Wilson, então, assinou o Federal Reserve Act em 23 de dezembro de 1913.
O Fed é o principal regulador dos bancos membros do Sistema de Reserva Federal. Ele tem amplo poder de ação para garantir a estabilidade financeira e atua como credor de última instância para as instituições membros que não têm outro local de onde tomar empréstimos.
Como o Fed funciona
Atualmente, de acordo com o site da instituição, os objetivos da política monetária do Federal Reserve são promover condições econômicas que atinjam preços estáveis, emprego máximo sustentável e moderação das taxas de juros de longo prazo. O Fed tem uma meta de inflação implícita de 2%.
Portanto, o Fed tem um mandato para garantir a estabilidade financeira do sistema econômico e é o principal regulador das instituições financeiras do país. E é esse papel que está em jogo.
O presidente do Fed, no entanto, não pode decidir tudo sozinho: ele conta com uma assembleia de governadores da qual faz parte: são sete membros, no total. Eles são indicados pelo presidente e aprovados pelo Senado.
Cada governador serve no máximo por 14 anos, e a nomeação de cada governador é escalonada em dois anos para limitar o poder do presidente do país. A estrutura do Sistema de Reserva Federal possui ainda mais 12 bancos regionais, cada um com seu próprio presidente.
Perspectivas para a próxima reunião do Fed
Com a inflação ainda elevada, tendo atingido os maiores índices em três décadas em 2022, o Fed segue tentando conduzir a economia norte-americana para índices desejados. A próxima reunião de política monetária será na semana que vem e o resultado será anunciado na quarta-feira (14).
A maioria dos especialistas acredita que o FOMC, comitê de mercado aberto do Fed, vá manter as taxas no patamar atual desta vez.
Próximas reuniões do Federal Reserve em 2023
- 13 e 14 de junho;
- 26 e 27 de julho;
- 19 e 20 de setembro;
- 31 e 1 de novembro;
- 12 e 13 de dezembro.
Comentários: