Cinco das oito atividades do varejo recuam em abril ante março

Economiadados econômicos

Cinco das oito atividades do varejo recuam em abril ante março

Dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo IBGE.

Uma loja de utilidades. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.

Cinco das oito atividades que integram o comércio varejista registraram perdas nas vendas em abril ante março, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume vendido subiu 0,1%.

As quedas ocorreram em Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-7,2%), Tecidos, vestuário e calçados (-3,7%), Combustíveis e lubrificantes (-1,9%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,4%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,5%).

Na direção oposta, as atividades com expansão foram Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,3%), Livros, jornais, revistas e papelaria (1,0%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,2%).

No comércio varejista ampliado - que agora inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício - houve retração de 1,6% em abril ante março. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou queda de 5,9%, enquanto Material de construção caiu 0,8%.

Com a reformulação periódica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), o desempenho do varejo ampliado com ajuste sazonal inclui os dados do atacado alimentício, nova atividade investigada. No entanto, ainda não há divulgação de dados individuais para o atacado de produtos alimentícios na série com ajuste sazonal.

O IBGE explica que é necessário ter uma série histórica mais longa para ter uma base de dados consistente para as divulgações ajustadas sazonalmente.

Comparação com abril de 2022

De acordo com o IBGE, cinco das oito atividades que integram o varejo registraram recuos em abril de 2023 ante abril de 2022. Na média global, o comércio varejista teve uma expansão de 0,5%.

Houve perdas em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-18,0%), Tecidos, vestuário e calçados (-11,0%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,8%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-5,7%) e Móveis e eletrodomésticos (-2,4%).

Os segmentos com avanços foram Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,0%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,1%) e Combustíveis e lubrificantes (8,7%).

No varejo ampliado - que agora inclui os segmentos de veículos, material de construção e atacado alimentício -, as vendas subiram 3,1% em abril de 2023 ante abril do ano anterior. O volume vendido por Veículos, motos, partes e peças caiu 1,9% em relação a abril de 2022, Material de Construção teve recuo de 7,6%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo subiu 14,5%.

 

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Quinta, 21 Novembro 2024

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