Veja as notícias que movimentam o mercado.
Brasil no radar
- Receita Federal x Governo
Auditores da Receita vêm reivindicando reajuste salarial e bônus por desempenho ao governo e, sem retorno positivo, vários deles já entregaram cargos. O desfalque nas atividades do fisco, que incluem desembarque de produtos nos portos, pode afetar diversos setores da economia, inclusive influenciando no preço dos combustíveis.
- Dados do setor automotivo
Hoje a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulga dados de produção, venda, exportação e estoque de veículos. Também será divulgado o saldo líquido de vagas no setor. Os resultados devem ser divulgados às 10h.
- XP compra Banco Modal
A XP Inc. anunciou hoje a incorporação de até 100% do Banco Modal. A compra deve movimentar 19,5 milhões novas ações Classe A ou BDRs de XP Inc. A troca de ações avalia o banco em R$ 3 bilhões de reais.
Mundo no radar
- Europa com inflação em alta
A inflação da zona do euro acelerou além dos níveis recordes, embora o Banco Central Europeu insista que o movimento é temporário. Em dezembro, os preços ao consumidor subiram 5% em relação ao ano anterior.
- Covid bate novo recorde
A covid-19 segue batendo recordes mundiais de contaminação. Na quinta-feira (6), foram registrados 2.519.837 novos casos, segundo o instituto de pesquisa Our World In Data. Segundo dados levantados pela Bloomberg, na quinta-feira o Brasil registrou 35.826 novos casos, maior taxa diária em cerca de três meses.
- Payroll
Hoje é dia de divulgação do Payroll, índice que traz os dados da folha de pagamento americana. A expectativa do mercado é a de que o desemprego tenha diminuído para 4,1%, um dos menores patamares durante a pandemia. Enquanto aguardam o resultado, que sai às 10h30 por aqui, as bolsas de valores operam mistas.
- Commodities
O petróleo atingiu o máximo em sete semanas devido às restrições na oferta do produto. No fechamento deste conteúdo o Petróleo Brent valia 82,65, um aumento de +0,85%.