Por João Gomes* em Quinta, 21 Dezembro 2023
Categoria: Colunistas

Chegou o momento das Altcoins?

Mercado de Altcoins viu seu marketcap crescer 50% em aproximadamente sete semanas. 

Depois de uma recuperação considerável no mercado de criptomoedas, voltamos a ver uma expansão na quantidade de novos projetos surgindo nesse ecossistema. É normal esse cenário, visto que a entrada de dinheiro no mercado aumenta o otimismo dos desenvolvedores em ofertar novas tecnologias ou melhorias em projetos já existentes.

Mas antes de traçar possíveis cenários, entenda que Altcoin é um termo utilizado para se referir a todas as criptomoedas que não são o Bitcoin. Essas moedas alternativas buscam oferecer inovações ou melhorias em relação à pioneira criptomoeda. Exemplos incluem Ethereum, Ripple e Litecoin.

Influência do Bitcoin no mercado de Altcoins

O Bitcoin exerce uma influência significativa no mercado de Altcoins por meio de sua dominância, que representa a proporção percentual do valor total do mercado de criptomoedas atribuída ao Bitcoin. Quando a dominância do Bitcoin é alta, as Altcoins geralmente enfrentam desafios, com investidores preferindo a estabilidade da principal criptomoeda. No entanto, em períodos de menor dominância do Bitcoin, as Altcoins tendem a prosperar, atraindo maior atenção e investimento devido à busca por oportunidades de crescimento fora do Bitcoin. Assim, a dinâmica da dominância do Bitcoin desempenha um papel crucial na volatilidade e nas oportunidades do mercado de Altcoins.

Veja abaixo a relação de dominância do Bitcoin em relação ao restante do mercado (Altcoins):

Podemos perceber no gráfico que hoje o Bitcoin corresponde a mais de 50% do mercado de criptomoedas. E por este motivo, quando sua dominância diminui, vemos um interesse crescente nas Altcoins (Que compõem o restante do mercado).

Confira a análise em vídeo:


Entendendo o cenário de oportunidades

Neste momento tenho fixado em mente que o cenário de oportunidades no mercado de Altcoins converge facilmente com a ascensão das I.A's (Inteligências Artificiais). Sigo convicto de que esta área terá cada vez mais demanda por segurança e descentralização. A capacidade das I.A's de processar grandes volumes de dados requer sistemas seguros e transparentes, onde diversas criptomoedas podem oferecer soluções inovadoras. Até o momento, fico em alerta com algumas Altcoins especificas que já mostraram um início de performance: Ethereum (Eth), Solana (Sol), Polkadot (Dot), Chainlink (Link) e Polygon (Matic). Estas são as principais Altcoins que competem na lista das maiores do mercado, e assim como qualquer outra, demandam por um estudo e estratégia de alocação de acordo com o perfil de cada investidor.

E você, já investe em criptomoedas? Conte para a gente!

*João Gomes é especialista no mercado de Criptomoedas e expert do time de lives da TradeStars. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário