Quanto mais alta a Selic, maior será o custo de crédito.
O ano de 2023 iniciou com a Selic (taxa básica de juros) a 13,75%, mas você sabe o que isso significa? Quanto mais alta essa taxa, maior o custo de crédito. Portanto, se você está pensando em financiar a compra de uma casa própria ou um carro, talvez seja melhor esperar.
A alta da Selic influencia diretamente nos juros cobrados nas operações de crédito, considerando que os bancos necessitam captar recursos para liberar empréstimos para famílias e empresas necessitadas. E, por outro lado, com a taxa básica de juros elevada, a captação de recursos feita pelos bancos se torna mais cara, o que acaba recaindo no consumidor final.
A decisão do BC de aumentar gradualmente a Selic em 2022 a fim de conter a inflação. À medida em que a Selic avança, os juros cobrados das famílias no financiamento de imóveis e veículos também aumentam.
Devo investir agora?
De acordo com o diretor-executivo de Estudos e Pesquisas da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças), Miguel Ribeiro de Oliveira, em entrevista para o Uol Economia, quando o mercado está com juros altos, não é o momento certo para fazer um financiamento de longo prazo.
"Uma coisa é você financiar a compra de uma geladeira por um período de seis meses ou um ano. Outra coisa é você financiar um imóvel por 30 anos. A taxa de juros vem subindo há algum tempo e, com isso, o risco de uma pessoa não conseguir pagar o financiamento é maior, por conta do custo. O melhor é esperar para financiar mais à frente", disse o executivo.
O professor Fernando Dal-Ri Murcia, diretor da Fipecafi Projetos em São Paulo, compartilha o mesmo pensamento de Oliveira. O acadêmico afirmou ao Uol Economia que quem puder esperar os juros baixarem vai pagar menos no financiamento.
Ainda ficou com alguma dúvida? Comente com a gente!