A data de entrega foi alterada pelo Fisco como uma tentativa de reduzir os erros no documento.
Neste ano, o Fisco prolongou por um mês a data limite para a entrega do Imposto de Renda de Pessoa Física referente a 2022. A decisão foi tomada para que os contribuintes possam utilizar a declaração pré-preenchida.
A abertura do processo normalmente ocorre no dia 15 de março. Até o ano passado, o prazo terminava em abril; com a nova medida, a data foi estendida para 31 de maio.
Declaração pré-preenchida
Para poder usufruir dessa ferramenta, o contribuinte precisa passar algumas informações requeridas pelo órgão através de outro documento: a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf).
Segundo o auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, também supervisor do Programa do Imposto de Renda, o uso da Declaração pré-preenchida reduz os erros e ainda oferece maior comodidade ao contribuinte.
Quanto à mudança do prazo de entrega, Fonseca explicou: "como a maioria das informações que serão disponibilizadas aos contribuintes na declaração pré-preenchida chegará à Receita Federal no final de fevereiro, há a necessidade de um prazo para a consolidação dos dados".
Leia mais sobre Imposto de Renda: