Saiba quando esse serviço é necessário para você.
Administrar suas finanças e investimentos muitas vezes não é uma tarefa fácil. Existem particularidades quando tratamos desse assunto. Deve-se levar em consideração, além de sua atual situação financeira, sua profissão, suas ambições e planos para o futuro. Em muitos casos a ajuda de um profissional pode facilitar alcançar suas metas.
Devo contratar um Administrador financeiro?
Antes de decidir contratar um administrador financeiro, você pode se informar pela internet, a maioria dos conselhos básicos é gratuito. Em alguns sites é possível receber dicas financeiras baseadas nas informações cadastradas - o que pode ser o suficiente para te auxiliar a atingir seus objetivos.
Mas se você fica frequentemente nervoso com suas finanças e com as mudanças do mercado, a ajuda de um profissional pode te acalmar, além de te incentivar a não desistir de seus propósitos.
Se você tem vontade de se sair melhor no mercado de ações, um profissional poderá te oferecer conselhos e dicas na hora de investir, mas é importante lembrar que nem mesmo os profissionais da área conseguem se sair bem com seus investimentos o tempo todo.
Se você precisa de ajuda com a sua aposentadoria, também pode ser um bom momento de planejar seu futuro ao lado de um administrador. O profissional pode te ajudar tanto no início, te orientando sobre o pagamento do seu INSS, quanto no final, no momento em que você irá se aposentar.
O custo de um conselho financeiro
Contratar um consultor pode ser caro para muitas pessoas; certifique-se de que o profissional está cobrando de acordo com seu conhecimento. O custo depende do consultor, do seu histórico, seus clientes, casos de sucesso e formações acadêmicas.
É possível também contratar uma empresa especializada, mas saiba que será cobrado um percentual de seus ativos, independente deles aumentarem ou diminuírem. Existem também as empresas que fazem o serviço completo e que ganham várias comissões e taxas ao ajudá-lo. Portanto é importante questionar a empresa sobre valores e comissões antes de se comprometer com ela.
Dependendo da sua situação financeira, e do que você almeja, os conselhos gratuitos disponibilizados em sites online já podem ser o suficiente para te orientar financeiramente. Nesses sites, existem robôs consultores que são programados para dar dicas simples e úteis para ajudar nas suas finanças.
Lembre-se de verificar suas prioridades. Uma pessoa, em entrevista com o site Marketwatch, relatou que desistiu de contratar um consultor financeiro por sua inconstância. O consultor havia passado por diversas empresas nos últimos anos, o que deixou a cliente alerta. Ela buscava uma relação a longo prazo, portanto não se sentiu segura ao contratá-lo.
Faça uma pesquisa antes de contratar o profissional, veja quais são suas certificações, o que dizem seus clientes, quais foram suas vitórias e suas derrotas no mundo das finanças.
E você, já contratou ou pretende contratar um profissional para cuidar do seu dinheiro?