Consultores explicam a importância do diálogo franco com os filhos quando o assunto é dinheiro.
Muitas vezes é difícil discutir questões financeiras com os filhos. Pais que não têm uma vida financeira estabilizada, ou que não sabem o que fazer com seu próprio dinheiro, se sentem constrangidos quando precisam ter essa conversa com os filhos, por mais que precisem.
Com a pandemia de covid-19, consultores financeiros reforçaram a importância desse diálogo com seus filhos, para que em casos de emergência as providências sejam devidamente tomadas.
Para Michael Liersch, chefe de consultoria e planejamento da Wells Fargo Wealth & Investment Management, é extremamente importante conversar sobre suas intenções com seus filhos adultos enquanto estiver saudável, para que caso um dia não esteja, as pessoas à sua volta saibam como lidar com a situação.
Dicas para uma conversa sobre finanças com os filhos
- Defina uma data, um local e uma hora, em um ambiente a sua escolha, para que a conversa se inicie. Também decida previamente, quem poderá participar da reunião e quem não poderá. Caso sinta necessidade, convide um especialista no assunto para participar.
- Lembre-se de falar sobre o quadro geral financeiro da família.
- Recomenda-se discutir sobre como o dinheiro da família foi obtido e quais as futuras intenções do patrimônio.
- Responda todas as dúvidas que surgirem durante a conversa.
- Inicie o diálogo de forma calma e explicativa, fale de números apenas no final da conversa, para que nenhuma informação se perca. Segundo a consultora sênior de riqueza Indrika Arnold, do Colony Group, falar sobre números em um diálogo com as próximas gerações pode ser uma distração.
- Independentemente da situação financeira da sua família, ter essa conversa é de extrema importância, pois todos devem ter a segurança de um planejamento financeiro para o futuro.
Como fazer com que seus filhos entendam seu raciocínio
Entrar em um acordo financeiro antes que algum imprevisto ocorra na família pode ser uma maneira de evitar conflitos, raiva e ressentimento futuro. O diálogo financeiro também pode ajudar no planejamento universitário, imobiliário e de aposentadoria de seus filhos. Assim, você garante que as decisões sejam tomadas com cautela e certeza, tendo em base a herança que cada um irá ou não receber.
E você? Já falou com seus filhos - caso os tenha - sobre as finanças da família? Conte para a gente!