Fique atento às dicas de segurança segundo especialistas.
Lançado pelo Banco Central há pouco mais de três anos, o Pix se tornou a maior ferramenta de movimentação de dinheiro do país. Os números completos de volumes e quantidade de transações podem ser conferidos neste conteúdo.
Os dados chamam a atenção de fraudadores, que migraram seus golpes para a ferramenta. Por isso, é importante ficar atento para que você não seja a próxima vítima de golpe no Pix. Confira as dicas a seguir para evitar que seu dinheiro seja roubado.
1. Utilize apenas o site e aplicativo de seu banco
Quando você for realizar pagamentos, ou transações via Pix, use o aplicativo ou site oficial do seu banco. Nunca clique em links desconhecidos recebidos por e-mail, SMS ou Whatsapp - eles podem te levar a sites falsos que capturam seus dados. Também nunca passe informações da sua conta pelo telefone.
2. Evite o Wi-Fi público
Essas redes, encontradas frequentemente em shoppings, lojas, restaurantes e outros estabelecimentos públicos, podem colocar seus dados bancários em risco. Evite se conectar a esse tipo de Wi-Fi, e jamais realize uma transação via Pix enquanto estiver nele.
3. Nunca fale a sua senha
Quando for receber uma quantia via Pix, você deve informar apenas sua chave cadastrada no banco - dê preferência a chaves como e-mail e celular ao invés de CPF -, nunca a sua senha. Anote-a em um lugar seguro em casa e nunca compartilhe-a com ninguém.
4. Fique atento a QR Codes falsos
Esse mecanismo é uma facilidade aos usuários, já que, com ele, não é necessário inserir uma chave Pix para realizar pagamentos, basta escanear o QR Code e o pagamento é feito muito rápido. No entanto, é preciso sempre conferir se o valor e a conta destino estão corretos antes de realizar a transação, para o seu dinheiro não cair na mão de golpistas.
5. Desconfie de pedidos de Pix por Whatsapp
Os fraudadores podem clonar contas do Whatsapp e fingirem ser amigos ou parentes seus, pedindo para você enviar uma quantia de dinheiro para suas contas via Pix. O recomendado é sempre confirmar por telefone ou pessoalmente a solicitação antes de realizar a transação.
E você, tem alguma outra dica para compartilhar com a gente? Se sim, escreva nos comentários!