Nova estratégia adotada pelo governo busca conter o câmbio paralelo e a desvalorização do peso.
O governo da Argentina anunciou uma nova medida a fim de conter o câmbio paralelo do país. Agora, os turistas poderão trocar seus dólares pelos chamados "dólares blue" - um câmbio mais próximo do encontrado no mercado paralelo se comparado ao valor oficial.
Na última quinta-feira, a cotação do dólar paralelo indicou que 1 dólar equivalia a 336 pesos, enquanto o oficial, cerca de 130 pesos. A troca, no entanto, é limitada: os turistas poderão converter até o valor máximo de US$ 5.000 dólares.
De acordo com o jornal argentino Clarín, a taxa de câmbio negociada será a mesma do mercado financeiro (MEP), a Bolsa de Valores do Dólar. As trocas poderão ser feitas em casas de câmbio e bancos autorizados pelo Banco Central - com a apresentação do passaporte ou documento de entrada no país.
Western Union
A remessa pelo Western Union também tem se mostrado vantajosa: a empresa recentemente disponibilizou o pagamento do câmbio na Argentina via Pix, conquistando os brasileiros. O câmbio também ofertado pela multinacional tem sido considerado bastante vantajoso: cada real está sendo trocado por 56 pesos.
A empresa global que presta serviços financeiros, fundada em 1851 em Nova York, é mais conhecida em países com um grande número de imigrantes, que recebem ou enviam dinheiro para familiares que vivem no exterior.
No Brasil, sua presença é mais discreta, considerando o número baixo de imigrantes, enquanto nos EUA e no México sua atuação é muito forte.
Segundo Ricardo Amaral, presidente da Western Union no Brasil, a presença da empresa na Argentina é muito forte. Com 5 mil pontos de atendimento espalhados pelo país, a empresa atende desde remessas de dinheiro até o pagamento de contas.
Aumento do turismo
A nova estratégia adotada pelo governo argentino tem como objetivo frear a saída de dólares do país, para assim, conter a desvalorização do peso.
Em meio à crise econômica, o setor de turismo da Argentina apresentou um crescimento significativo. Segundo o jornal Clarín, apenas neste ano os turistas estrangeiros gastaram cerca de US$ 1,4 bilhão de dólares no país.
Parte desses turistas são brasileiros, que, desde que as fronteiras foram reabertas em 2021, vêm optando com frequência por viajar para a Argentina. Agora, com a possibilidade de comprar o dólar paralelo, a tendência é a de que o turismo no país continue em alta - contribuindo para uma melhora em sua economia.
E você, já viajou para a Argentina desde a reabertura das fronteiras? Tem vontade de ir?