Confira dicas de especialistas para lidar de maneira inteligente com problemas nas finanças.
Estamos em uma sociedade que está em constante transformação e a sensação geral é a de que nunca antes na história havíamos precisado lidar com tanta informação e tarefas ao mesmo tempo. Isso, muitas vezes, é fonte de estresse e ansiedade.
E o estresse muitas vezes acompanha o medo acerca das finanças. Para aliviar essa ansiedade, existem técnicas. Um método eficaz é a realização de um planejamento antecipado. Em uma conferência realizada pelo site americano Investopedia, diversos especialistas se reuniram para debater o tema.
Tenha sempre um plano de emergência
O terapeuta financeiro George M. Blount explicou que é importante ter um plano de contingência financeira para pôr em prática em casos casos de emergência. Segundo ele, precisamos estar minimamente preparados para situações que possam ocorrer, como perder o emprego. "Não espere que isso aconteça", alertou. A dica é ter um plano B e responder o mais rápido possível ao evento.
Segundo o especialista, para auxiliar a gerenciar o stress com as finanças, o correto é ter uma política para todos os campos que envolvem dinheiro. Para quem investe na bolsa, por exemplo, a dica é ter algum tipo de plano para quando as ações estiverem em baixa.
O ideal é ter como desacelerar, entender o que está acontecendo e buscar os recursos necessários para se sentir melhor, para só depois seguir em frente.
Dicas para gerenciar o stress com as finanças
Reunimos abaixo as principais dicas dadas pelos especialistas durante a conferência.
- Faça um planejamento e coloque suas finanças em ordem de antemão para não ser pego de surpresa com as flutuações do mercado;
- Identifique o que é necessidade e o que é desejo. Adie os desejos se você estiver sob insegurança financeira;
- Divida seus gastos entre essas necessidade e desejos, para aprender a gastar de maneira cuidadosa;
- Compreenda seus objetivos de curto, médio e longo prazo e aja de acordo com eles;
- Procure os programas disponíveis e negocie suas dívidas, caso existam;
- Falar com um especialista geralmente vale o dinheiro que custa;
- Medite, às vezes basta sentar e respirar para não se deixar levar pelas emoções.
Carolyn McClanahan, médica e planejadora financeira, também lembrou que "quando as pessoas estão em paz com sua posição financeira, frequentemente param de ter atitudes impulsivas, o que torna sua situação econômica muito mais segura".
E você, conhece ou utiliza algum método para lidar com o stress com as finanças? Comente conosco!