Veja dicas para organizar melhor o seu dinheiro.
- Estabeleça um orçamento
Isso vai te ajudar a atingir seus objetivos de longo prazo. Em média, 50% do seu salário é gasto em itens essenciais e 30% são destinados a outros tipos de gastos, como: jantares, roupas, salão, etc. Procure um aplicativo que facilite o controle de seus gastos, dívidas e contas - pode ser uma ferramenta muito útil no dia-a-dia.
- Crie um fundo de emergência
Crie um fundo para emergências, para você utilizar com contas médicas, conserto do carro, etc. Especialistas recomendam colocar 20% do seu ganho mensal nesse fundo - que deve estar em um investimento de fácil acesso, com alta liquidez - o que significa que, se você precisar sacar, terá o dinheiro à disposição no mesmo dia (no mundo dos investimentos, isso se chama D+0). É importante contribuir sempre com esse fundo, para que, caso ocorra uma emergência, você esteja preparado e com condições para enfrentá-la.
- Limite sua dívida
Não gaste mais do que você ganha, porque isso pode virar um problema muito grande no futuro. Tente não acumular dívidas, procure pagá-las dentro do prazo correto. Se elas se acumulam, os juros ficam muito altos e você vai acabar tendo ainda mais dificuldades para quitá-las.
- Cuide com o uso do cartão de crédito
Você deve pagar todo mês o total da fatura ou usar menos de 30% do crédito do seu cartão, para não gastar mais em juros depois. Usar um cartão de débito também pode ser uma solução para não exagerar nos gastos, utilizando só o que você tem de fato no banco.
- Faça seguros
É sempre bom fazer um seguro de vida, do seu automóvel, da sua casa - caso tenha -, para amenizar surpresas da vida e não perder dinheiro em caso de imprevistos.
- Planeje sua aposentadoria
É muito importante planejar desde cedo sua aposentadoria, pois quanto mais jovem você se informa sobre o assunto, mais tempo para poupar e mais benefícios você terá - como os juros compostos a seu favor. Reservar um dinheiro para sua aposentadoria é uma decisão inteligente e um investimento no seu futuro.
- Tenha paciência
Em meio a tanto planejamento, cuide de si mesmo, não se prive de fazer as coisas que você gosta. E não se esqueça de considerar um planejador financeiro para cuidar de seus investimentos: não é preciso fazer tudo sozinho, às vezes a ajuda de um especialista é exatamente o que você precisa.
- Faça um testamento
Ninguém quer pensar nisso, mas a morte é um fato que pode ocorrer. Para se certificar que seus desejos sejam atendidos, faça um testamento. Assim você evita discordâncias, além de economizar tempo e recursos dos seus familiares.
E você, tem alguma dica para organizar as finanças? Conte para a gente!