O evento será realizado em setembro.
O seminário debate as perspectivas dos negócios internacionais do Paraná, com um time de especialistas de referência no mercado em temáticas como tributos e desregulamentação, fusões e aquisições, ESG (ambiental, social e governança), pessoas e culturas e aceleração digital - temas do Programa de Competitividade do WTC.
Estiveram presentes o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o embaixador Augusto Pestana, então presidente da Apex Brasil; Joel Reynoso, vice-conselheiro sênior para Assuntos Comerciais na Embaixada dos Estados Unidos no Brasil; Adam Patterson, cônsul honorário do Reino Unido no Paraná; e Andreas Hoffrichter, cônsul honorário da Alemanha em Curitiba. Também participaram da programação representantes do Governo do Paraná, Prefeitura de Curitiba, International Chamber of Commerce Brasil (ICC Brasil), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, por videoconferência), Copel e Invest Paraná
"A indústria é o motor do Brasil, temos que estar próximos para atrair investimentos e internacionalizar nossos negócios. O WTC Curitiba é líder no Sul do Brasil e estamos à disposição para fomentar eventos como esse", afirma Daniella Abreu, presidente no WTC Curitiba, Joinville e Porto Alegre. O evento foi criado em 2021, ainda em formato remoto, pela pandemia, para promover a interação produtiva entre a indústria, gestão pública e as boas práticas do mercado.
Para Carlos Valter Martins, presidente no Sistema Fiep, eventos de fomento ao comércio exterior e à internacionalização de empresas devem ser sempre incentivados. "Essa relação com o WTC, com representantes de embaixadas e agências de fomento produzem um ambiente próspero de negócios para a indústria do nosso estado. A ação de um agente complementa a do outro."
Sobre o WTC
Importante player no ambiente de negócios há mais de 50 anos, o World Trade Center é formado por diferentes grupos empresariais, públicos e privados. Tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas, gerar negócios, fomentar o comércio internacional, disseminar melhores práticas globais, além de trazer inovação e investimentos para as cidades e países em que está presente. Seus associados contam com a rede do World Trade Centers Association (WTCA).