Ambos empresários se inspiraram nos ensinamentos de seus livros favoritos.
Se você quer aprender sobre negócios, por que não seguir os passos de CEOs bem sucedidos? Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway, e Mark Zuckerberg, fundador da Meta (ex-Facebook), compartilharam alguns livros com ensinamentos valiosos.
Em 2015, Zuckerberg postou no Facebook que gostava de ler em primeira mão sobre como as pessoas constroem grandes empresas, para obter informações sobre "o que causa inovação - que tipos de pessoas, perguntas e ambientes".
Assim como o fundador da Meta, outras grandes figuras no mundo dos negócios basearam suas estratégias em relatos e livros empresariais.
Veja algumas indicações de leitura dos CEOs.
Mark Zuckerberg
No ano de 2015, Zuckerberg leu "Criatividade S.A: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração", cujos autores são Alice Wallace e Edwin Catmull, cofundador da Pixar.
Neste livro, que conta o nascimento e a trajetória da Pixar até se tornar um dos mais conhecidos e inovadores estúdios de animação do mundo, Zuckerberg aprendeu ao menos uma lição: "Não espere que as coisas aconteçam antes de compartilhá-las com os outros".
O fundador da Meta também disse ter ficado impressionado com o livro "The Idea Factory: Bell Labs and the Great Age of American Innovation", que conta a história da Bell Labs, agora propriedade da Nokia. Infelizmente ainda não está disponível uma edição em português da obra.
Warren Buffett
No documentário "Como ser Warren Buffett", o investidor afirmou que aos sete anos de idade já havia memorizado os ensinamentos do livro "Mil maneiras de ganhar US$ 1.000", de FC Minaker, que hoje tem apenas edição em inglês (One Thousand Ways to Make $1000). O livro consiste na história do varejista James Cash Penney - mais conhecido como JC Penney - e de outros empreendedores de sucesso.
Para Buffett, esse livro foi uma inspiração para começar a vender Coca-Cola, jornais e chicletes diretamente nas portas das residências. O livro aborda lições práticas de negócios sobre juros compostos, vendas e investimentos, conforme disse Buffett à revista Fortune.
O famoso investidor também recomendou o livro "Aventuras Empresariais" de John Brooks, que resume momentos importantes nas histórias de grandes empresas americanas. Buffett também fez essa recomendação ao seu amigo, Bill Gates, que hoje alega ser seu livro favorito.
E você, já leu algum desses livros recomendados? O que achou?