Montadora de carros elétricos de Elon Musk vai abrir fábrica na Alemanha
O CEO do Grupo Volkswagen (VW), Herbert Diess, elogiou a fabricante de veículos elétricos (EV) Tesla, de Elon Musk, em entrevista ao site CNBC. A fala ocorreu após Musk se dirigir aos executivos da VW em um vídeo, a pedido de Diess.
Segundo o alto executivo da VW, a Tesla é quem define, atualmente, os novos benchmarks para carros elétricos — em termos de tecnologia, produtividade e velocidade. O CEO também afirmou que haverá concorrência entre as duas empresas de agora em diante.
O Grupo Volkswagen segue uma estratégia de eletrificação, enquanto a Tesla está construindo sua nova grande fábrica em Brandenburgo, a poucas horas de carro da base da VW na Alemanha. "Agradeço muito que ele esteja vindo", disse Diess. E completou: "Ele vai nos desafiar, mas vamos tentar seguir o mais rápido possível".
A fala de Diess veio após a divulgação dos lucros da VW no terceiro trimestre, que caiu 12,1% devido à questões de fornecimento. Em um comunicado, a VW afirmou que os gargalos globais de semicondutores tiveram um impacto especial no desempenho dos negócios do grupo.
Metas elétricas
Em julho, o Grupo Volkswagen afirmou que, em 2030, metade de suas vendas deveriam ser de veículos elétricos à bateria. A meta da companhia para 2040 é de que essa porcentagem chegue perto de 100%.
Em março, Diess havia descartado a possibilidade de unir forças com a Tesla. À época, o executivo disse à CNBC que a VW estava procurando seguir seu próprio caminho: "Queremos chegar perto e depois ultrapassar", afirmou.
A Volkswagen é uma das várias grandes empresas automotivas a voltar sua atenção para a mobilidade elétrica. A Daimler, também alemã, afirmou recentemente que sua marca Mercedes-Benz estaria pronta para ser totalmente elétrica ao final desta década.
Veículos elétricos no Brasil
O mercado ainda tímido por aqui – com menos de 14 mil veículos registrados no primeiro semestre deste ano, segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) – contrasta com o da Europa, onde mais de um terço dos carros vendidos em 2021 já são eletrificados: entre híbridos, híbridos plug-in ou 100% elétricos.
No Brasil, empresas como Enel, Volvo e Nissan têm investido em pontos de carregamento para veículos elétricos, mas a infraestrutura ainda está em adaptação. O preço dos carros também continua superior aos movidos por combustíveis tradicionais, embora governos estaduais e federal deem sinais positivos sobre a redução e até mesmo isenção de impostos em veículos movidos a energia limpa nos próximos anos.