Para CEO da Tesla, robôs têm mais importância que novos modelos de veículos neste ano.
Elon Musk afirmou, durante a reunião de resultados do quarto trimestre da Tesla, na quarta-feira (26), que um robô humanóide é o produto mais importante da empresa em 2022. O CEO colocou-o, inclusive, à frente do badalado Cybertruck - picape que a Tesla deve lançar em 2023 - e de outros veículos, como o Semi e o Roadster.
Musk apresentou pela primeira vez a ideia do Tesla Bot em agosto de 2021. Na ocasião, o CEO mostrou um humano em traje de robô durante o dia da inteligência artificial da empresa, o "AI Day". O CEO acrescentou que esperava ter um protótipo real da máquina no próximo ano.
"Acho que tem potencial para ser mais significativo do que o negócio de veículos a longo prazo", afirmou Musk sobre o robô, que tem o codinome Optimus.
E os carros?
Musk acrescentou, durante a coletiva, que a Tesla não tem planos para lançar o Cybertruck este ano. Segundo ele, atualmente, a Tesla não vai trabalhar em um veículo de US$ 25.000 dólares enquanto a escassez de chips persistir.
Embora o robô Tesla possa demorar anos e até mesmo nunca se concretizar, Musk acredita que ele tem o potencial de revolucionar a economia - se puder executar tarefas que atualmente são realizadas somente por humanos.
Para Musk, os avanços na robótica permitiram que as empresas substituíssem certos trabalhadores por máquinas, mas as limitações da tecnologia atual são tantas, que muitas tarefas ainda precisam ser feitas por humanos.
"[Optimus] pretende ser amigável, é claro, navegando por um mundo de humanos e eliminando tarefas perigosas, repetitivas e chatas", disse Musk no dia da revelação, em agosto, acrescentando que a Tesla inicialmente não planeja usá-lo para fabricação.
Histórias de pescador?
O robô é um exemplo das ideias de Musk, algumas das quais ele anuncia e nunca chegam a ser desenvolvidas. O site CNBC lembrou, em reportagem, que o empresário anuncia produtos interessantes programados para anos no futuro, fato que, segundo a publicação, ajuda a animar funcionários, clientes e investidores. Muitas vezes, no entanto, as inovações anunciadas não são realizadas dentro do cronograma projetado.
Um exemplo é o robotaxi, anunciado em um evento do Dia da Autonomia, em abril de 2019. Na ocasião, Musk disse que a empresa teria um milhão de "robôs táxis" autônomos rodando em 2020. Mas esses robotaxis ainda não existem em 2022.
E você, acredita que a Tesla vai construir robôs humanoides? Quais impactos isso teria na sociedade? Conte para a gente sua opinião nos comentários!