O cofundador da Microsoft fez uma previsão sobre o futuro do trabalho em seu blog.
Em uma postagem em seu blog pessoal no fim do ano passado, Bill Gates refletiu sobre a falta de otimismo em relação a este ano, incluindo o nosso "futuro digitalizado". Mas paralelamente, o cofundador da Microsoft fez uma previsão sobre o futuro do trabalho depois da pandemia. Para ele, podem haver transformações com a ascensão do metaverso.
Muitos mundos virtuais estão sendo construídos por empresas de tecnologia como o Meta. Para Gates, a pandemia da covid-19 já revolucionou o trabalho e hoje muitas empresas oferecem mais flexibilidade para seus funcionários, como o trabalho remoto. "Essas mudanças só vão se intensificar nos próximos anos", disse o bilionário, além de afirmar acreditar que o trabalho remoto deve atrair mais pessoas para o metaverso.
Gates previu, nos próximos dois ou três anos, a maioria das reuniões virtuais passando das grades de imagens de câmeras 2D para o metaverso - um espaço 3D com avatares digitais.
Gates ainda comparou sua visão de grade bidimensional com o gameshow americano Hollywood Squares, pois é o que temos atualmente com diversas plataformas como Zoom e Teams. Já no metaverso, os usuários teriam um avatar 3D que poderia participar de reuniões em um tipo de escritório virtual - ou até outro local, no qual poderia interagir com seus colegas de trabalho, que também estariam utilizando avatares.
"A ideia é que você acabe usando seu avatar para se encontrar com pessoas em um espaço virtual que reproduz a sensação de estar em uma sala real com elas" afirmou Gates, complementando que os usuários terão que utilizar fones de ouvido e óculos de realidade virtual para realizar essa atividade.
Além disso, o bilionário acrescentou que sua ex-empresa atualmente está trabalhando para adicionar avatares 3D e outros elementos do metaverso em seu software de trabalho, o Teams.
Gates reconheceu que levará tempo e boa vontade dos usuários e de seus funcionários para que a sua visão de trabalho se torne realidade no metaverso.
Plataformas de jogos também estão participando do desenvolvimento de mundos virtuais, mas "ainda há muito trabalho a ser feito", como afirmou Gates.
De acordo com ele, estamos nos aproximando de um limiar em que a tecnologia começa a replicar verdadeiramente a experiência de estarmos juntos em um escritório.
E você, quer trabalhar assim no futuro? Conte para a gente!