Juntas, as startups receberam US$ 350 milhões em investimentos em 2021.
Dois dos novos unicórnios brasileiros - startups avaliadas em pelo menos US$ 1 bilhão de dólares antes de abrir capital - anunciados ao mercado no final de 2021 são a startup de pagamentos CloudWalk e a Frete.com, uma holding de startups especializadas em transporte de cargas, que antes se chamava CargoX.
A CloudWalk recebeu um investimento de US$ 150 milhões de dólares (equivalente a R$ 831,96 milhões de reais) e a Frete.com um aporte de US$ 200 milhões (R$ 1,14 bilhão de reais).
Saiba mais sobre as duas empresas e seus mercados a seguir.
CloudWalk: investindo em pagamentos digitais
A avaliação de valor encomendada pela CloudWalk ficou bem acima do necessário para ser considerada um unicórnio: US$ 2,15 bilhões de dólares (quase R$ 12 bilhões de reais). Já a Frete.com não divulgou seu valor de mercado, mas segundo Federico Vega, que é fundador e presidente da empresa, a quantia já superou o primeiro bilhão. A informação foi dada pelo jornal O Estado de S. Paulo.
O principal negócio da CloudWalk é a InfinitePay, startup de máquinas de cartão que utilizam um software integrado ao aparelho que também é oferecido pela empresa. Em 2021, eles passaram a funcionar também como carteira digital. A empresa investe na tecnologia blockchain, uma espécie de livro-caixa digital de operações financeiras globais.
Atualmente a InfinitePay atende cerca de 150 mil comerciantes em 4,3 mil municípios brasileiros e possui interesse em operar nos EUA e na Europa em breve.
Frete.com: empréstimos para transportadores
Já a startup Frete.com conecta caminhoneiros autônomos a transportadoras. CargoX, seu nome anterior, passa a ser o nome do app de intermediação de fretes da empresa (estilo Uber, mas para cargas). A Frete.com, por sua vez, é uma fintech focada em empréstimos para caminhoneiros e transportadoras.
Com mais de 600 mil caminhoneiros cadastrados - o equivalente a 40% dos autônomos do Brasil -, a meta da startup é trazer mais eficiência para o setor, segundo seu fundador. A empresa quer popularizar a tecnologia de frete via aplicativo e aumentar sua participação em outros segmentos como o Frete Pago, que deve financiar transportadoras e garantir o pagamento de motoristas.
Além de afiançar os pagamentos mesmo que o contratante do frete atrase com as obrigações, a nova fintech vai emprestar dinheiro para caminhoneiros e empresas. E quanto melhor a avaliação, menores os juros e melhores as condições de pagamento.