Plataforma busca conter a perda de assinantes e criar novas receitas.
Na quinta-feira (14), a Netflix divulgou um novo plano de pagamento, que será mais acessível aos usuários. Para custear a nova modalidade, será implantada a exibição de anúncios de 15 a 30 segundos no início dos conteúdos disponíveis no catálogo da plataforma e durante sua reprodução.
O plano com anúncios faz parte da nova estratégia da empresa - formulada após registrar a perda de quase um milhão de assinantes no começo deste ano - que visa conter a queda de usuários na plataforma.
Com a exibição de publicidade, a assinatura será oferecida por R$ 18,90 reais por mês, no Brasil, e será lançada no dia 3 de novembro, às 13 horas da tarde. Em comparação, hoje o plano mais simples da plataforma de streaming custa R$ 25,90 reais; o padrão R$ 39,90 e o premium R$ 55,90 ao mês.
O serviço também estará disponível em mais dez localidades: Alemanha, Austrália, Espanha, França, Itália, Coreia do Sul, México, Reino Unido, Japão e Canadá.
Segundo a Netflix, a escolha dos países para o lançamento do novo plano foi baseada no número de horas assistidas e no mercado publicitário de cada região.
Perda de assinantes
No começo de 2022 a Netflix registrou a primeira queda em assinantes nos últimos dez anos. Após o resultado, a plataforma elaborou uma nova estratégia a fim de manter seus usuários - dentre elas essa versão mais barata do serviço.
Segundo a empresa, o novo plano será complementar aos já existentes e tem como objetivo buscar novas receitas.
A Netflix também informou que estão sendo feitos testes com uma ferramenta para, no futuro, conseguir cobrar de maneira diferente os usuários que compartilham suas senhas com terceiros.
Mudanças no streaming
A qualidade de vídeo do plano básico será de 720p/HD - ao invés de 1080p - e a plataforma terá de quatro a cinco minutos de anúncios por hora. Alguns filmes e séries do catálogo tradicional não estarão disponíveis para esses assinantes, devido a restrições de licenciamento - por conta dos anúncios - mas, de acordo com a empresa, já estão sendo feitos ajustes para incluir estes conteúdos.
Anúncios políticos, com conteúdo fraudulento, promovendo o uso de armas ou de cigarro serão proibidos na plataforma.
A previsão é de que no primeiro semestre de 2023 a Netflix passe a oferecer aos anunciantes recursos de checagem de público, visualizações e outras ferramentas de engajamento.
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