Farmacêutica encerrou participação na concorrente.
A Novartis, grupo farmacêutico suíço, vendeu 53,3 milhões de ações da Roche de volta para a companhia. As ações preferenciais da empresa foram negociadas para sua concorrente por US$20,7 bilhões de dólares e cada ação saiu por U$388,99 dólares.
O presidente executivo Vas Narasimhan, da Novartis, fez um comunicado: "Depois de mais de 20 anos como acionistas da Roche, concluímos que agora é o momento certo para monetizar nosso investimento".
Narasimhan ainda informou que a empresa possui um foco estratégico e que pretende utilizar os resultados da transação para continuar inovando na medicina. A transação agora depende da aprovação dos acionistas da Roche.
A companhia fará uma assembleia geral no dia 26 de novembro para discutir mais detalhes da venda realizada pela Novartis, já que a aprovação da compra depende de uma redução de capital. Também será necessária a aprovação das demonstrações financeiras.
A Roche ainda indicou que a separação das gigantes farmacêuticas daria espaço a uma "flexibilidade estratégica total", e reforçou sua intenção de aumentar seus dividendos em 2021.