Mark Zuckerberg culpa o Tik Tok por perda de US$ 200 bilhões de dólares.
Os negócios não vão muito bem para Mark Zuckerberg: a Meta (controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp) perdeu US$ 10 bilhões de dólares em receita desde que a Apple fez algumas alterações de privacidade em seu software em 2021 e na quinta-feira (4) o conglomerado estadunidense perdeu mais de US$ 200 bilhões de dólares de mercado, segundo Zuckerberg, devido ao TikTok.
"O que é tão extraordinário é que a TikTok já é tão grande como um concorrente e, além disso, continua a crescer a um ritmo bastante acelerado a partir de uma base que já é grande" disse o CEO do Meta. "Embora estejamos crescendo de forma extremamente rápida, temos também um concorrente que está crescendo a um ritmo bem rápido também", completou.
No entanto, os motivos que explicam a perda de dinheiro do Meta não estão apenas relacionados à Apple e ao TikTok, mas também à inflação e ao desequilíbrio da cadeia de insumos enfrentado globalmente no último ano, que acabam prejudicando os negócios.
Geração TikTok
Pessoas mais jovens - entre 12 e 17 anos - têm preferido o TikTok, controlado pela ByteDance, empresa chinesa de tecnologia, para se entreterem - e pela primeira vez desde que o Meta abriu seu capital, o número de usuários frequentes (que utilizavam seus aplicativos todos os dias) caiu, enquanto o número de usuários frequentes mensais ficou estagnado.
De acordo com Rich Greenfield, um dos sócios da empresa de análise de mercado Lightshed, este foi um dos resultados mais chocantes de seus 27 anos de carreira. "Não há outra maneira de reagir a isso a não ser considerar que o Facebook está sendo existencialmente ameaçado pelo TikTok", disse o analista.
Futuro da Meta
A reação de Zuckerberg aos resultados do quarto trimestre foi diversificar a sua receita para além dos anúncios publicitários. Mas a ideia de Zuckerberg de lançar uma moeda digital global não foi para frente devido a problemas regulatórios.
O Facebook anteriormente conseguiu combater seus concorrentes por meio de aquisições - e outro lado positivo é que, atualmente, sua divisão de anúncios parece estar intacta e longe de problemas relacionados a concorrentes como o Twitter e o Reddit.
Mas as novas alterações feitas pela Apple no software IOS, sistema operacional dos iPhones, vem causando problemas relacionados aos anúncios do Google, trazendo prejuízos para a Meta.
Resumindo, os resultados da Meta nesses últimos meses indicam que o conglomerado está perdendo para a concorrência, após sair de uma crise relacionada à privacidade e entrar em outra logo em seguida. Agora Zuckerberg quer apostar no metaverso como próximo sucesso.
E você, acha que a Meta consegue se recuperar dos prejuízos? Conte para a gente!