Arrecadação do fundo será destinada a projetos de tecnologia limpa.
O Breakthrough Energy Catalyst (BEC), fundo público e privado apoiado por Bill Gates, planeja investir grandes quantias de dinheiro em projetos de tecnologia limpa nos Estados Unidos, na União Europeia e no Reino Unido.
O BEC foi fundado pelo bilionário em 2015, e faz parte do grupo Breakthrough Energy. Esse fundo arrecadou mais de US $1,5 bilhão de dólares de empresas e organizações de caridade. O diretor-gerente do BEC, Jonah Goldman, disse ao Financial Times, que planeja investir dez vezes esse valor: até US$ 15 bilhões de dólares.
Goldman ainda disse ao jornal que o fundo planeja utilizar estruturas financeiras inovadoras, além de acordos de parcerias para aplicar o US$1,5 bilhão de dólares arrecadados.
Segundo o diretor da BEC, eles estão financiando o "último esforço" e, por consequência, são o capital mais arriscado nesses negócios. "Estamos realmente tentando demonstrar qual dos caminhos tecnológicos será mais eficaz", completou o executivo.
Objetivo do BEC
No site do Breakthrough Energy, ele é descrito como um "programa para demonstrar como podemos financiar, produzir e comprar as novas soluções que sustentam uma economia de baixo carbono".
O BEC inicialmente irá focar nos seguintes projetos: captura direta do ar, armazenamento de energia de longa duração, combustível de aviação sustentável e hidrogênio verde.
O fundo tem como objetivo investir em projetos que, sem ele, seriam inviáveis financeiramente. Além disso, segundo o Financial Times, o fundo pretende realizar doações filantrópicas e investir em ações de submercado e acordos de venda de produtos.
Foi anunciado que o BEC conseguiu investimentos da Microsoft, General Motors, BlackRock, ArcelorMittal, Bank of America, American Airlines e Boston Consulting Group. Além disso, o departamento de energia dos EUA também apoiou a ação, junto com a Comissão Europeia.