Serviço pode ser mais acessível e menos burocrático do que adquirir um carro.
O mais novo serviço que as montadoras trouxeram de suas matrizes ao Brasil, é o de carros por assinatura. Essa nova modalidade permite que o cliente assine, como em um streaming, um carro, para utilizar por um período determinado.
Os clientes que utilizarem o serviço, segundo os fornecedores, não precisarão se preocupar com revisões, seguro e documentação. Eles somente serão encarregados de abastecer o veículo e de pagar as multas eventualmente devidas.
A assinatura do sistema pode durar de um até três anos e a expectativa é que ele represente uma parte importante dos negócios do setor.
A ideia original do negócio foi das locadoras, mas os contratos eram tratados como um aluguel de longo prazo. Em meados de 2020, no entanto, as montadoras decidiram entrar no ramo e passaram a chamar esse serviço de assinatura, pelo fato de incluir no contrato a maior parte dos custos com o veículo.
Marcas como Audi, Volkswagen, Renault, Caoa, Jeep e Fiat já oferecem assinatura, com pacotes e preços diferenciados que dependem do modelo, prazo de contrato e quilometragem mensal do veículo. Algumas concessionárias passaram a oferecer o serviço também.
Segundo o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, em entrevista para a Exame, no lançamento do produto, em 2021, pouco mais de dois meses após o início, a empresa já havia firmado 1,5 mil contratos. "No médio e longo prazo será uma tendência, assim como já é na Europa", afirmou o executivo.
O presidente da Renault ainda disse que a maior parte dos consumidores não quer ter que se preocupar com a burocracia de comprar e manter um carro novo. A assinatura simplifica a parte burocrática, já que está tudo incluso. Além disso, muitos clientes conseguem pagar a assinatura mensal, porém não conseguem bancar um carro à vista ou uma entrada.
E você, utilizaria ou já utiliza esse serviço? Conte para a gente: o que acha da possibilidade de assinar um carro?