Ações da varejista tiveram um salto de quase 13% no início das negociações.
Nesta terça-feira (25), o Carrefour Brasil (ticker CRFB3) informou ao mercado que a Superintendência Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) recomendou, na segunda-feira (24), a aprovação da compra do Grupo Big Brasil pela varejista mediante Acordo em Controle de Concentrações (ACC).
A proposta de ACC negociada pelo Cade com a empresa e com o Grupo Big prevê um desinvestimento em algumas lojas. Mas, diferente do que foi apresentado na declaração de complexidade divulgada pela Superintendência da entidade, será em um patamar inferior ao estimado inicialmente.
O Tribunal do Cade tem até junho de 2022 para tomar uma decisão em relação às recomendações da superintendência e aos termos negociados do ACC.
Ações do Carrefour sobem após anúncio de compra do Big
O anúncio do interesse na operação ocorreu em março de 2021 e o enterprise value está avaliado em R$ 7 bilhões de reais. Desde o início das negociações, as ações do Carrefour subiram quase 13%.
Na transação, o Carrefour deverá pagar, em dinheiro, R$ 5,25 bilhões de reais aos donos do Big. Depois, o fundo de private equity Advent International e o Walmart, deverão incorporar 30% dos remanescentes do capital social da subsidiária do grupo.
De acordo com o Carrefour Brasil, a compra irá aumentar a presença da empresa em um mercado muito mais dinâmico, além de permitir que seus clientes tenham acesso a uma gama maior de produtos e serviços em suas lojas.