Americanas e a Copa do Mundo estão entre os motivos.
A Ambev reportou lucro líquido de R$ 5,083 bilhões de reais na quinta-feira (2), no balanço de seu 4º trimestre de 2022. Apesar do resultado acima do projetado por especialistas, há uma certa descrença quanto ao desempenho futuro da companhia.
Os motivos são a sazonalidade - já que a Copa do Mundo do Catar impulsionou os números do trimestre - e a proximidade da empresa com a Americanas, que recentemente entrou em recuperação judicial - já que o trio de acionistas majoritários de ambas as companhias é o mesmo.
Repercussão
O resultado da cervejeira cresceu 35,7% em relação ao mesmo período de 2021. Os "volumes de Cerveja Brasil" (demanda nacional) atingiram o maior patamar da história da empresa no 4T22 e o lucro ficou 24% acima das estimativas do Itaú BBA.
Segundo a análise da casa, o resultado estaria ligado, entre outros fatores, à recuperação de interrupções na cadeia de suprimentos. O Itaú, no entanto, mantém recomendação neutra para a ação da companhia (ABEV3).
Já o BTG Pactual classificou os resultados do 4T22 como fracos, mesmo com o lucro superando em 19% as expectativas iniciais do banco, que também manteve a recomendação neutra para o papel, com preço-alvo de R$ 16 reais e tendência de rebaixamento.
E você, o que achou do resultado da Ambev e como enxerga o futuro da companhia?