De 3 a 8 de junho, trabalhadores podem reservar recursos do FGTS para adquirir ações da Eletrobras.
Conforme explicado neste conteúdo, trabalhadores poderão utilizar seus recursos do FGTS para adquirir ações da Eletrobras durante o processo de privatização da energética, no mesmo modelo em que ocorreu com ações da Vale e da Petrobras anteriormente. As reservas de saldo poderão ser feitas entre os dias 3 e 8 de junho na administradora escolhida e autorizada pelo trabalhador.
Ao menos 13 instituições já oferecem 22 fundos para investir na Eletrobras até o momento.
Para participar, é preciso ser pessoa física e ter conta no FGTS. O valor mínimo das cotas é de R$ 200 reais e não há taxa de performance, mas incidem taxas de administração, que variam entre 0% e 1% conforme a instituição.
Veja a seguir o passo a passo para autorizar as instituições financeiras a consultarem seu saldo e realizarem o investimento para você.
- Acesse o app do FGTS disponibilizado pela Caixa. Na tela principal, clique em "Autorizar bancos a consultarem seu FGTS";
- Na tela seguinte, há um simulador de investimento em que é possível verificar quais valores podem ser usados. Abaixo, clique em "Autorização de consulta às informações do FGTS";
- Clique em "Aplicação nos fundos mútuos de privatização FGTS" e selecione o fundo desejado (FMP ELETROBRAS);
- Selecione na próxima tela a administradora de sua preferência. Será preciso confirmar a opção na tela seguinte e ler e aceitar o Termo de Autorização para Habilitação FMP.
O procedimento também pode ser realizado pelo trabalhador em agências da Caixa.
A partir do momento em que o trabalhador define a administradora de fundo do FGTS, precisa efetivar a aplicação com a instituição selecionada, que será a responsável pela aplicação dos valores disponíveis em sua conta.
Ficou com alguma dúvida? Está pensando em investir seu FGTS na Eletrobras? Conte para a gente!