Com a alta da Selic, a renda fixa se sobressaiu este ano.
2022 foi um ano volátil no mercado financeiro, com direito a conflito no Leste Europeu, eleições presidenciais e estaduais aqui no Brasil e altas de inflação e juros nos mercados globais. Com esse cenário, quem se sobressaiu no mercado doméstico foi o investimento mais conservador.
A Selic passou quase todo o ano acima dos dois dígitos - desde fevereiro, quando um aumento de 1,5% do Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa para 10,75% - e encerrou o ano em 13,75%. Esse movimento favoreceu produtos de renda fixa, como o CDB e o Tesouro Direto. Até a poupança voltou a render acima da inflação em outubro deste ano.
Mas o mercado de ações também seguiu aquecido, com cada vez mais investidores: a B3 já contabiliza mais de 4,4 milhões de pessoas físicas investindo na Bolsa.
Para mapear esses movimentos do mercado, a plataforma Yubb fez um levantamento das buscas por investimentos realizadas em seu domínio entre os dias primeiro de janeiro e 7 de dezembro de 2022. Veja os resultados a seguir.
Investimentos mais procurados em 2022:- CDBs
- Ações livres
- Tesouro Direto
- LC/RBD
- LCI/LCA
- Fundos imobiliários (FIIs)
- Fundos multimercado
- Fundos de ações
- Fundos de índice (ETFs)
- Criptoativos
Fonte: Yubb.
É importante ressaltar que esses foram os investimentos mais procurados na plataforma, mas não necessariamente foram os produtos com mais investimentos realizados.
E você, como investiu este ano e como foi seu retorno? Satisfatório? Comente com a gente!