Entenda esta opção de renda fixa no exterior.
Se você pensa em diversificação de carteira em moeda estrangeira, já deve ter pelo menos ouvido falar dos T-bonds (Treasury Bonds), títulos do Tesouro emitidos pelo governo dos Estados Unidos. Com vencimentos acima de 10 anos, esses títulos são a versão americana do Tesouro Direto brasileiro e possuem um rendimento periódico até o vencimento - quando o investidor recebe uma quantia igual ao valor principal.
São conhecidos como Títulos do Tesouro e considerados um investimento seguro. Investir em títulos do Tesouro é praticamente livre de risco, pois o risco envolvido só depende de o país continuar tributando seus cidadãos. O governo pode, inclusive, aumentar impostos e a receita para cumprir o pagamento integralmente a quem comprou os títulos.
Vantagens
- Esses são títulos de dívidas dos EUA, com taxa fixa e validade entre 10 e 30 anos.
- Eles pagam juros semestrais até o título vencer, ou seja, ao final devolvem o valor aportado ao investidor.
- Os títulos do Tesouro têm uma proteção contra a inflação e estão entre quatro títulos disponibilizados pelo governo.
Esses títulos são considerados benchmarks, porque têm uma taxa básica de investimentos sem risco e com pouca remuneração comparados a outras categorias de renda fixa.
Os T-bonds são emitidos em leilões online que são feitos todo mês pelo Tesouro americano. Os preços são determinados durante o leilão e, depois, há uma negociação de títulos no mercado secundário, que podem ser comprados por uma corretora ou um banco. Os títulos são leiloados por US$ 5 milhões de dólares - se não houver competição.
Alguns investidores preferem comprar títulos do Tesouro para manter suas economias sem risco, ou para ter uma renda extra quando for o momento de se aposentar.
Como funciona para o investidor
O mercado secundário de títulos do Tesouro garante a liquidez do investimento. Quem compra deve manter seus títulos por pelo menos 45 dias, depois pode vendê-los no mercado secundário - que faz o preço dos títulos flutuar nas negociações.
Recapitulando: como falamos, além de praticamente livre de riscos, os T-bonds remuneram seus investidores a cada seis meses. Ao fim do investimento, o valor investido também volta.
Se interessou? Para investir em T- Bonds é preciso ter conta em uma corretora que opere no mercado internacional. As transações são feitas em moeda americana.
Ficou com alguma dúvida? Converse com os assessores de investimentos da Neovalor!
Disclaimer: O portal Money Now News não faz recomendações de investimentos, nem de compra nem de venda. As informações contidas em nossas reportagens não refletem a opinião do veículo, trazem fatos do universo econômico e replicam falas de pessoas com conhecimento e experiência no mercado. Se você não tem experiência, não opere.