Aprenda como funciona a fase mais próspera das bolsas de valores.
Ao contrário de bear market, que explicamos neste artigo, bull market se refere a um mercado que está em alta, ou "aquecido". A figura do touro (bull, em inglês) ilustra bem isso, já que o animal é rápido e ataca de baixo, com seus chifres, levando a presa às alturas. Não é à toa que há uma escultura de bronze do animal em tamanho real em Wall Street, onde fica a bolsa de valores de Nova York.
Bull Market é a condição de um mercado financeiro em que os preços estão subindo ou no qual se espera que subam. O termo "mercado em alta" é mais frequentemente usado para se referir ao mercado de ações, mas pode ser aplicado a qualquer ativo que seja negociado, como títulos, imóveis, moedas e commodities.
Os períodos de bull market tendem a durar meses ou até anos. Apesar de não haver uma métrica específica, um mercado pode ser considerado em alta quando os preços das ações sobem 20% após duas quedas de 20% cada. Esses períodos são marcados por otimismo, confiança do investidor e expectativas de grandes resultados.
O que acontece em um bull market
Mercados em alta geralmente ocorrem quando a economia está forte e tendem a acompanhar um forte produto interno bruto (PIB) e queda no desemprego, no caso de nações. Muitas vezes, coincidem com um aumento nos lucros das empresas. Como a confiança dos investidores tende a subir nesses períodos, a demanda geral por ações é positiva, acompanhando o tom do mercado.
Em geral, a oferta e a demanda por títulos balança: ela será baixa enquanto a demanda estiver alta. Os investidores ficam ansiosos para comprar títulos, mas poucos estarão dispostos a vendê-los.
Como aproveitar um bull market?
Uma das estratégias usadas por investidores em períodos de alta do mercado chama-se buy and hold, que consiste basicamente em comprar e manter as ações na carteira por um longo período.
Quem deseja se beneficiar de um mercado em alta deve comprar títulos cedo – para aproveitar a alta dos preços – e vendê-los quando atingirem seu pico. Como é difícil determinar quando o fundo e o pico ocorrerão, é bom contar com o auxílio de quem entende do assunto, como a Neo Valor Investimentos — diminuindo o risco de perdas substanciais de capital.