Ações dos EUA sobem com força do setor de tecnologia, crescimento econômico acima do esperado e apostas do mercado em redução das taxas de juros em 2026
Os principais índices de ações dos Estados Unidos fecharam em alta nesta terça-feira (23), com o S&P 500 se aproximando de sua máxima histórica. O movimento foi impulsionado por novos dados econômicos que reforçam a expectativa de cortes de juros pelo Federal Reserve em 2026.
O destaque ficou para ações de tecnologia e inteligência artificial, que subiram pelo quarto pregão consecutivo, recuperando as perdas da semana anterior. Papéis como Nvidia, Amazon, Alphabet e Broadcom registraram ganhos relevantes.
Dados divulgados pelo governo mostraram que a economia americana cresceu 4,3% no terceiro trimestre, acima do esperado pelo mercado, puxada principalmente pelo forte consumo. Apesar disso, outros indicadores trouxeram um cenário misto, com queda da confiança do consumidor e produção industrial estável.
Mesmo com o bom desempenho recente, economistas alertam que o ritmo de crescimento pode desacelerar no quarto trimestre (outubro a dezembro), influenciado pela paralisação do governo e pela redução natural da atividade no fim do ano.
No mercado, investidores seguem apostando em pelo menos dois cortes de juros de 0,25 ponto percentual em 2026. A chance de o primeiro corte ocorrer já em janeiro (01) diminuiu após a divulgação dos dados.
Por volta do fim da manhã, o Dow Jones subia 0,15%, o S&P 500 avançava 0,26% e o Nasdaq tinha alta de 0,33%. Os três índices caminham para o terceiro ano consecutivo de ganhos, reforçando a expectativa de um "rali de Natal", que acontece nos últimos cinco dias úteis do ano e nos dois primeiros de janeiro (29 a 05).
Com a proximidade dos feriados, o volume de negociações segue reduzido. As bolsas dos EUA terão funcionamento reduzido na véspera de Natal (24) e permanecerão fechadas no dia de Natal (25).