Por Redação em Sábado, 15 Julho 2023
Categoria: Mercados

Você sabe o que é spread?

Entenda o termo utilizado por investidores e players do mercado financeiro; spoiler: é mais simples do que parece.

Embora spread tenha mais de um significado em finanças, o termo é comumente utilizado por investidores como a diferença entre dois preços, taxas ou rendimentos. Spread também pode se referir à diferença em uma posição curta (de venda) em um contrato futuro ou moeda e uma posição longa (de compra) em outro — conhecido como spread trade.

O spread é o que define o lucro bruto de uma transação financeira. Assim, entendê-lo é essencial para quem opera na bolsa de valores como trader. Enquanto um spread baixo pode não interessar para um operador que trabalha com a técnica buy and hold, pode ser bastante atrativo para um trader — que, em geral, ganha pelo volume de negociações que realiza.

Em uma opção de compra de ações, o spread é a diferença entre o preço de exercício e o valor de mercado. Já em um empréstimo, o spread se refere ao preço que o tomador paga acima de um rendimento de referência. Por exemplo, se a taxa básica de juros for de 3% e alguém faz um empréstimo a uma taxa de 5%, o spread é de 2%.

Spread bancário

O spread bancário é a diferença entre a taxa de juros cobrada pelos bancos de quem empresta e a taxa de juros que é paga a quem deposita. Há vários fatores que influenciam o spread oferecido pelo banco, tanto por parte do cliente, quanto da instituição financeira. No Brasil, o spread bancário é um dos mais altos do mundo, o que significa que as instituições financeiras costumam lucrar bastante por aqui.

Spread no tesouro direto

Para quem investe em renda fixa, é preciso estar atento ao spread quando há a intenção de realizar o resgate antes do vencimento. A diferença entre as taxas de compra e venda dos títulos públicos reduz o retorno de quem os vende antes do vencimento. Funciona como uma espécie de pedágio. Ele acomoda as variações nos preços dos títulos públicos durante o dia.

Entendeu o que é spread e qual a sua importância para diferentes setores da economia? Em caso de dúvidas, um assessor financeiro pode te ajudar. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário