Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo.
Brasil no radar
- Agenda
Nesta semana será realizada a reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM), para decidir a manutenção ou revisão da taxa de juros da economia brasileira (Selic). A reunião do colegiado ocorrerá nos dias 21 e 22 de março.
Na sexta-feira (17), o ministro da Fazenda Fernando Haddad apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a proposta para substituir o teto de gastos. O encontro durou quase três horas e a discussão deve se estender por esta semana, em que a proposta deve ser detalhada antes da viagem do governo à China, que deve ocorrer entre 26 e 31 de março.
- Balanços do 4º trimestre
Nesta segunda-feira (20), serão divulgados os resultados do 4º trimestre de Brisanet (BRIT3), Itaúsa (ITSA4) e SIMPAR (SIMH3), todos após o fechamento do mercado.
- Ibovespa e câmbio
O Ibovespa, índice que reúne ações das principais empresas da Bolsa brasileira, começou a semana em alta após a última semana conturbada. Às 9h30, o índice futuro avançava 0,16%, na casa dos 102 mil pontos.
O dólar comercial estava cotado a R$ 5,26 reais nesta manhã.
Mundo no radar
- Superquarta
Esta semana teremos uma superquarta no mercado financeiro, quando, além da reunião local de decisão de juros, do Copom, teremos também a reunião do FOMC, nos Estados Unidos. O mercado, que precificava uma alta de 0,5 ponto percentual nos EUA devido à inflação persistente, reviu as projeções após as quebras de bancos e agora a maioria espera uma alta mais suave, de 0,25 p.p. Acompanhe nosso portal para saber dos resultados.
- Crise bancária
Neste fim de semana o gigante UBS anunciou a compra de seu concorrente Credit Suisse, após a crise que se instaurou no banco com o anúncio de "fragilidades". O mercado parece respirar um pouco mais aliviado após o anúncio.
Os bancos, em geral, enfrentam uma crise de confiança que começou com a quebra do SVB e Signature (leia mais aqui) nos EUA.
- Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam a segunda-feira (20) em baixa. O japonês Nikkei desceu 1,42%; o Hang Seng, de Hong Kong, caiu 2,65%; o chinês Shanghai desceu menos, 0,48%, e o indiano Sensex desceu 0,62%.
- Mercado de ações norte-americano
As bolsas dos EUA iniciaram o dia próximas à estabilidade, em compasso de espera dos desdobramentos da crise bancária e da decisão de juros na quarta-feira. Às 9h30, os futuros do Dow Jones Industrial subiam 0,06%, do S&P 500 avançavam 0,04% e os da Nasdaq 100 caíam 0,01%.
Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado!