Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo.
Brasil no radar
- Agenda
Nesta quinta-feira (16) o mercado repercute o baque do caso Credit Suisse. O banco enfrenta uma crise de liquidez após a notícia de que foram encontradas "fraquezas materiais" em balanços passados (saiba mais aqui). O Banco Central Europeu anunciou que liberará crédito à instituição, e o banco suíço comunicou a intenção de pegar até 50 bilhões de francos (mais de R$ 284 bilhões de reais).
Na Europa, as ações do banco atingiram as mínimas e, por aqui, chegaram a derrubar os ativos em uma queda superior a 2%; a bolsa encerrou em baixa de 0,25%.
A proposta para o novo arcabouço fiscal deve ser entregue pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, amanhã (17) ao presidente Lula.
O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), divulgado hoje pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 0,05%.
- Balanços do 4º trimestre
A quinta-feira (16) vai trazer os resultados de ao menos 20 companhias listadas na B3. Entre elas, SmartFit (SMFT3), Cemig (CMIG4), Light (LIGT3), CPFL Energia (CPFE3), Cyrela (CYRE3), EcoRodovias (ECOR3) e Energisa (ENGI11).
- Ibovespa e câmbio
O Ibovespa, índice que reúne ações das principais empresas da Bolsa brasileira, começou a quinta-feira próximo à estabilidade, com aversão ao risco de uma recessão global se aproximando. Às 9h30, o índice futuro recuava 0,03%, na casa dos 103 mil pontos.
O dólar comercial estava cotado a R$ 5,29 reais nesta manhã.
Mundo no radar
- Decisão de juros no BCE
Hoje o Banco Central Europeu (BCE) decide se aumenta ou não os juros de sua economia. A decisão de alta pode afetar bancos e outras entidades, enquanto a manutenção da taxa atual pode significar mais problemas com a inflação no bloco. Acompanhe nosso portal para saber qual a decisão.
- Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam a quinta-feira (16) em baixa, refletindo o dia anterior conturbado no ocidente. O Nikkei perdeu 0,80%, o Hang Seng, 1.72% e o Shanghai 1,12%.
- Balanços do 4º trimestre nos EUA
Hoje é dia de resultados de FedEx (FDX) e Dollar General (DG).
- Mercado de ações norte-americano
As bolsas dos EUA iniciaram o dia próximas à estabilidade. Às 9h30, os futuros do Dow Jones Industrial desciam 0,11%, do S&P 500 recuavam 0,02% e os da Nasdaq 100 avançam 0,25%.
Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado!