Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo.
Brasil no radar
- Agenda
Nesta segunda-feira (29), o boletim Focus é divulgado pelo Banco Central. O documento reúne projeções para a economia brasileira segundo os principais players do mercado. Leia mais em nosso conteúdo completo sobre o relatório.
Por aqui também há a expectativa de que seja realizada a votação do novo arcabouço fiscal pelo Senado nesta semana.
- Ibovespa e câmbio
O Ibovespa, índice que reúne as principais companhias listadas na B3, começou a segunda-feira com os futuros em tendência de alta, porém às 9h30, operava próximo à estabilidade, subindo 0,02%, aos 111.5 mil pontos.
O dólar está cotado a R$ 4,99 reais nesta manhã.
Mundo no radar
- Feriados
Hoje os mercados permanecem fechados nos Estados Unidos devido ao feriado do Memorial Day, o que diminui a liquidez dos mercados globais.
No Reino Unido e na Coreia do Sul também é feriado nesta segunda-feira.
- O impasse na dívida dos EUA
Nos Estados Unidos, a discussão entre o Congresso e o presidente Joe Biden para encontrar um meio de não entrar em "default" em junho - que seria dar calote em suas dívidas públicas - parece estar chegando ao fim.
Na noite de domingo (28), Biden, afirmou que "o acordo evita a pior crise possível, um calote, pela primeira vez na história" dos Estados Unidos. Embora os detalhes do acordo não tenham sido revelados, as primeiras informações dão conta de que o teto da dívida será aumentado por dois anos, além do comprometimento do governo em conter despesas.
O texto, que deve trazer gastos em 2024 no mesmo nível deste ano e aumento de 1% em 2025, está sendo finalizado e aguarda votação antes do prazo limite para o governo norte-americano deixar de pagar suas contas - 5 de junho.
- Mercado europeu
Os mercados europeus seguem em tendência de baixa neste início de semana. Às 9h20, os futuros do DAX recuavam 0,24%, aos 15,9 mil pontos; os do CAC 40 desciam 0,33%, aos 7,2 mil. O SMI é a exceção, apresentando alta de 0,94% nesta manhã, aos 11,4 mil pontos.
- Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam sem direção definida, mas demonstrando alívio com o avanço nas negociações do teto da dívida dos EUA.
O índice acionário japonês Nikkei subiu 1,03% em Tóquio, a 31.233,54 pontos, renovando máxima em 33 anos, e o Taiex avançou 0,80% em Taiwan, a 16.636,30 pontos, enquanto o Hang Seng caiu 1,04% em Hong Kong, a 18.551,11 pontos, na volta de um feriado.
Na China continental, os mercados ficaram mistos: o Xangai Composto teve alta de 0,28%, a 3.221,45 pontos, mas o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,51%, a 2.002,15 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana foi impulsionada pelo acordo nos EUA, assegurando o maior ganho em um único pregão desde 11 de abril. O S&P/ASX 200 avançou 0,87% em Sydney, a 7.217,40 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.
E você, o que espera desta semana? Compartilhe suas expectativas conosco!
Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado!