Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo.
Brasil no radar
- Agenda
Nesta terça-feira (11), foi divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março. A expectativa dos especialistas estava em torno de 4,72% nos últimos 12 meses, mas o resultado veio abaixo do esperado, mostrando desaceleração: 4,65% na base anual e 0,71% no mês. É a primeira vez da inflação abaixo de 5% desde janeiro de 2021. Leia mais detalhes sobre o resultado em nosso portal.
Na agenda política, o presidente Lula segue para a China, após o adiamento da viagem devido a uma pneumonia. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também foi na comitiva, mas deixou o vice-presidente Geraldo Alckmin e a ministra do Planejamento, Simone Tebet a tarefa de apresentar ao Congresso o novo arcabouço fiscal
- Ibovespa e câmbio
O Ibovespa, índice que reúne ações das principais empresas da Bolsa brasileira, iniciou a terça-feira em forte alta após a notícia da desaceleração da inflação. Às 9h30, o índice futuro já avançava 1,37%, disparando para a casa dos 103 mil pontos.
O dólar comercial baixou a R$ 5,00 reais nesta manhã.
Mundo no radar
- Balanços do 1º trimestre
Nos Estados Unidos, a temporada de resultados do 1º trimestre de 2023 começará na sexta-feira (14), com JP Morgan Chase, Wells Fargo e Citigroup. Os dados se tornam particularmente importantes após a crise instaurada com a falência de dois bancos de médio porte no país.
- Bolsas europeias
Os mercados financeiros europeus reabriram em alta, em sua maioria, com exceção do SMI, cujo futuro descia 0,03%, aos 11 mil pontos. Entre as altas, a maior é do CAC 40, que avança 0,70%, na casa dos 7,4 mil pontos.
- Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam a terça-feira em alta, com exceção do chinês Shangai, que recuou levemente após a notícia de desaceleração na economia da China: 0,05%, aos 3,3 mil pontos. O índice Nikkei avançou 1,05%, buscando os 28 mil pontos.
- Mercado de ações norte-americano
As bolsas dos EUA iniciaram o pré-mercado em leve alta, aguardando a ata da última reunião do Fomc, o comitê que decide os juros por lá. Às 9h30, os futuros do Dow Jones Industrial subiam 0,01%, aos 33,5 mil pontos; do S&P 500 também avançavam 0,01%, aos 4 mil pontos e os da Nasdaq 100 encolhiam 0,09%, acima do suporte de 13 mil pontos.
Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado!